NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

De sexta a domingo vai ter festa das línguas poéticas no Verão de Arte Contemporânea



Por Regina Mello

Belo Horizonte se torna a cidade da poesia com a edição mundial do Encontro Internacional PORTUGUESIA Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas, no Verão Arte Contemporânea, durante os dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011, no Palácio das Artes e no Instituto Cervantes, com a participação de poetas e
artistas do Brasil e do exterior, apresentando as línguas da poesia através de livros, vídeos, debates, autógrafos, performances, instalações, onde a literatura acontece em suas mais diferentes linguagens, sendo a poesia um espelho entre a vida e a arte.
PORTUGUESIA é um projeto de pesquisa de poesia de Wilmar Silva, autor do livrodvd PORTUGUESIA Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética, volume 1 de uma série sem fim, com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil (Minas Gerais), contraantologia com 5 poemas de cada um dos autores, mais DVD encartado ao livro com 2 horas de videopoemas, gravado in loco durante as suas viagens pelo mundo de línguas portuguesas.
Além de PORTUGUESIA Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas em Belo Horizonte, em 2011 o projeto chegará a Casa de Portugal em São Paulo, ao FestiPoa em Porto Alegre, a Casa Museu Camilo Castelo Branco, autor de “Amor de Perdição”, em Vila Nova de Famalicão, Portugal, onde acontece desde 2009 uma edição do projeto, através de uma realização da Cámara Municipal de Vila Nova de Famalicão.


PORTUGUESIA em Belo Horizonte, curadoria de Wilmar Silva, Luís Serguilha e Regina Mello, apresenta experiências de linguagens de rupturas com o século vinte a caminho do terceiro milênio, a exemplo da mostra de videopoemas no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes. Philadelpho Menezes, Demetrio Stratos, Leopoldo María Panero, mostram a utopia da arte em busca de um espelho da vida. A Poesia Concreta coloca o Brasil em diálogo com as vanguardas mundiais. Alejandra Pizarnik, Ana Hatherly, Arthur Rimbaud, Léopold Sédar Senghor, Oliverio Girondo, Sophia de Melo Breyner Andresen, Alphonsus de Guimaraens, Cruz e Sousa, Roberto Piva, são exemplos de poetas que sempre viveram em estado de poesia. Fernando Aguiar, Vera Casa Nova, Rodolfo Magalhães, Leo Lobos, autores dos séculos XX e XXI, mostram a essência milenar da natureza humana na metamorfose entre a arte de viver e de criar.

MAIORES INFORMAÇÕES NO BLOGUE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!