NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SARAU DO REENCONTRO 2011, EM CEARÁ-MIRIM/RN-BRASIL.

II SARAU DO REENCONTRO
Realizado em Ceará-Mirim
Estado do Rio Grande do Norte

O sarau do reencontro foi realizado no dia 22 de Janeiro de 2011, em Idiana Recepções, na cidade  de Ceará-Mirim/RN, com o objetivo de criar um intercâmbio cultural entre Brasil-Portugal, principalmente entre as cidades: Ceará-Mirim (onde cresci) e Vila do Bispo (onde vivo atualmente).

Imagem e Montagem: Ceicinha Câmara

Esta minha idéia de fazer este intercâmbio surgiu depois que criei este meu blogue e estou feliz porque está dando certo! Estou conhecendo muita gente boa, estou fazendo grandes e lindas amizades, estou aprendendo cada vez mais, com pessoas importantes no meio cultural de ambos os países... Ou seja, essas pessoas se identificam comigo!

Apesar de alguns contra-tempos, tudo foi realizado em perfeita harmonia e paz entre todos que participaram e prestigiaram. Fiz algumas homenagens como forma de agradecimento e entreguei medalhas com o símbolo da amizade aos participantes. Cantamos, recitamos, ouvimos intelectuais, tivemos exposições coletivas de artistas plásticos, apresentações de monólogos, literatura de cordel, humor, ganhamos brindes (prendas)... E o ponto alto deste evento foi a minha filiação como membro da SPVA-RN (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte), ao qual homenageei com um pequeno acróstico da entidade numa linda placa feita aqui em Portugal.

VEJA AS IMAGENS:
Ao entrar no recinto, não resisti e deixei-me fotografar com a tela com minha imagem, pintada pela artista plástica cearamirinense Alice Brandão.

Tirei uma foto rápida com a poeta Jania Souza, com meu conterrâneo artista plástico Daniel Torres e a poeta Vivi Viana.

E corri para fazer a abertura do evento, dando as boas vindas aos participantes e ao público presente.

Francisco Martins com o palhaço Leiturino

Momento musical com minha mana Mocinha Câmara, com seu filho Railton no violão.

A Poetisa das Flores "Lúcia Helena Pereira" saudando a todos e até falou um pouco como nos conhecemos... Cada vez mais a admiro! Cultura viva do Vale Verde.

Francisca Lopes (minha professora de Português) foi a minha primeira homenageada, pois considero-a minha matriarca no mundo poético. Foi ela que incentivou-me a participar do 1º Concurso de Poesias "Adele de Oliveira", na Biblioteca Pública de Ceará-mirim/RN e neste concurso obtive o 1º lugar.

Francisca Lopes recitando...

Meu grande amigo Múcio Vicente que iniciou sua apresentação convidando o público a conhecer Ceará.Mirim e terminou com a literatura de cordel. Grande artista da atualidade no nosso Verde Vale e que merece ser divulgado!

Que prazer ter conhecido esta personalidade! Meu amigo poeta: Cosme Lopes. Grande cordelista que Ceará-Mirim adotou!

Grande mentor da ACLA - Academia Cearamirinense de Letras e Artes, Dr. Pedro Simões (filho de Dr. Percílio do Hospital), grande ativista e incentivador cultural, que marcou presença e falou um pouco sobre a criação da ACLA e sobre o amor que sente pelo nosso vale. Fiquei muito honrada com sua presença! Na oportunidade, ele entregou-me o quadro pintado pela cearamirinese Alice Brandão. Adorei!

Presença do ex-vereador Franklim Marinho, um dos grandes historiadores que Ceará-Mirim ainda possui. Pela manhã deste dia, me encontrei com seu filho (vereador Franklinho), que avisou-me da presença de seu pai. Fiquei muito lisonjeada, pois passamos a conhecer um pouco mais sobre o nosso vale, através de suas palavras expressadas. Franklim é uma enciclopédia viva que sabe tudo sobre Ceará-Mirim.

Dr. Ciro Tavares, sobrinho-neto da poetisa cearamirinense "Adelle de Oliveira", é advogado, poeta e escritor de vários livros. Veio diretamente de Brasília para participar do II Sarau do Reencontro e que honra! Com sua fala mansa e calma, recitou e falou sobre Adelle e seu amor por Ceará-Mirim.

Lúcia Helena Pereira, neta da sinhá-moça de Ceará-Mirim "Madalena Antunes Pereira", recitou e encantou!

Português Silvino Potêncio, radicado a 32 anos anos em Natal/RN, participou recitando algumas de suas poesias e resaltou seu primeiro contato literário no teatro Alberto Maranhão, no I Encontro de Escritores Lusófonos, onde teve oportunidade de conhecer e manter contato com vários escritores. Neste evento, conversou um pouco com meu esposo Rodolfo Taquelim, que também é português e matou um pouco as saudades do seu país. Foi um grande prazer ter conhecido o Silvino!

O português Dr. Carlos Morais dos Santos - Cônsul do Movimento Internacional Poetas del Mundo em Lisboa - que veio diretamente do Rio de Janeiro para participar deste evento. Sinto-me lisonjeada com este jesto do Dr. Carlos. Ele foi professor da Universidade de Lisboa, tem casa em Natal, onde passa 6 meses de férias. Neste momento, o cônsul expressou sua admiração por minha pessoa, pois nos conhecíamos só por e-mails e blogues.

Dr. Carlos fez a leitura de um poema dedicado especialmente para mim, onde denominou-me:

"PÁSSARO DOS VERDES CANAVIAIS"
Carlos Morais dos Santos (*)

Dos mares de canaviais penteados pelo vento
Pelas veredas do verde vale de Ceará-Mirim
Soltam colorida voz, pássaros cantando o tempo
Crianças colhendo flores em alegrias de festim
Será do verde vale e das paisagens de canaviais
Desses campos de verde liberdade sempre em flor
Que os poetas infantes já cantam verdes madrigais
E bem cedo elevam a poesia das flores e do amor.

Ali nascem princesas, príncipes e rainhas da poesia
Que para longe levam esses líricos encantamentos
E como aves mensageiras fazem do oceano a travessia
Para pousar em penhascos atlânticos seus talentos.

Em retorno de caravela ancorou lá na esquina do outro continente
Perto de Sagres donde o Navegador fez do mar abraços fraternais
Uma colorida ave do vale verde canta lusofonia em poesia eloqüente
É Ceicinha Câmara, em Vila do Bispo, a poetisa dos Verdes Canaviais!

____________________________

(*) Professor Universitário Aposentado, Escritor, Poeta, fotógrafo e mediador dos blogues:



_______________________________
 
Na abertura deste evento eu citei uma frase que aqui repito:

"NESTE DIA DESCOBRI QUE NÃO ESTOU SOZINHA NO MUNDO!"

MUITO OBRIGADO, MEU DEUS!

PS.: Amanhã postarei mais imagens deste lindo evento.

2 comentários:

  1. Visitando seu site e deixar aqui, minha admiração,
    um abraço,Ceicinha

    Nina Bezerra Batista

    ResponderExcluir
  2. Beijos, Ceicinha.
    Estou em Salvador e passei aqui para lhe dar um abraço virtual. Jania Souza

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!