NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

... MAIS IMAGENS DO "II SARAU DO REENCONTRO.

"A história há de ser sempre uma ressurreição.
...obras que tanto agradem ao sábio como ao ignorante, deliciando e educando quem quer que tenha ouvidos para ouvir, olhos para ver e coração para sentir."
OLIVEIRA MARTINS
(Poeta português, nascido em Lisboa em 1845)

EU ESTOU FAZENDO MINHA PARTE! O RESULTADO ESTÁ AQUI NESSAS IMAGENS DO "II SARAU DO REENCONTRO", REALIZADO EM CEARÁ-MIRIM, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL, QUANDO ESTIVE DE FÉRIAS E CONSEGUI REUNIR BOAS PESSOAS, QUE TEM O MESMO PENSAMENTO QUE O MEU, QUE É O AMOR A CULTURA, AMOR A POESIA, AMOR A MÚSICA, AMOR A ARTE... E QUEM NÃO PARTICIPOU OU PRESTIGIOU, PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE! PORQUE QUEM GOSTA E AMA VEM DE ONDE ESTIVER! FOI O CASO DOS POETAS:

DR. CARLOS MORAIS DOS SANTOS
Dr. Carlos é português e está de férias no Brasil. No dia deste evento, ele estava no Rio de Janeiro e foi exclusivamente para o Rio Grande do Norte só para participar. Isto é amor à arte e consideração! Sinto-me honrada por este gesto! Até dedicou-me uma poesia onde denominou-me de: PÁSSARO DOS VERDES CANAVIAIS (Veja a poesia AQUI!), que agradeci pessoalmente. Mas aqui agradeço novamente, seguindo um dos conselho da minha saudosa mãe: "-Filha, escute mais do que fala e saiba reconhecer e agradecer".

É BOM AGRADECER (*)

Aprendi com uma mulher sábia, agradecer.
Com o tempo compreendi que ela tem razão.
Jamais este ensinamento quero esquecer!
Tento cumprir minha obrigação.

Então, aqui agradeço a este grande poeta
Que denominou-me: "PÁSSARO DOS VERDES CANAVIAIS"
Numa forma carinhosa e dileta
Demonstrou seus sentimentos fraternais.

Agradeço, porque é bom agradecer!
Faz-me sentir bem e ensina-me a melhorar!
Dr. Carlos, conhecê-lo foi um prazer!
Que esta amizade seja como a imensidão do mar.

Ceicinha Câmara
Cearamirinense, radicada em Vila do Bispo.
Região Algarve - PORTUGAL.
(*) Poesia dedicada ao Dr. Carlos Morais dos Santos,
Cônsul em Lisboa do Movimento Internacional
Poetas del Mundo. 

Meu carinho especial ao grande ícone da cultura norte-riograndense, poeta: PEDRO GRILO NETO, que também esteve presente no II Sarau do Reencontro. Cantou e encantou...

Até dedicou-me uma poesia! 

E agradeci com um beijinho na testa! Não me cansei de beijá-lo! Risos... Ele é lindo! Vivas ao Pedro Grilo!

O escritor e historiador cearamirinense Gibson Machado, Poeta Pedro Grilo com seu chapéu e seu cajado abrilhantando o evento e eu toda feliz por este momento!

Poeta Ed Santos, Geralda Efigênia (Presidente da SPVA-RN) e minha descobridora Flauzineide Machado (Diretora de Eventos da SPVA-RN).

A simpática poeta Auzêh Freitas, o amigo poeta e editor Jaécio Carlos, Lúcia Helena Pereira e a linda morena Rosy.

Os poetas: português Silvino Potêncio e o lendário Pedro Grilo, nos altos papos culturais.

A poetisa cearamirinense Vera Lúcia Barreto ao lado do poeta português Dr. Carlos Morais e do Dr. Rubens Azevedo, que é grande ativista cultural, mentor do SARAUTERAPIA e presidente do CRO-Concelho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte.

Carlos Valença, grande músico que cantou e encantou com sua bela voz: "Estou do volta pra o meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade..."  E foi muito aplaudido!

A simpática Flávia Sobral com o esposo Gibson Machado.

Minha matriarca no mundo poético: Francisca Lopes e seu esposo Edvaldo Morais, muito prestativo. Amo-vos! Vocês estão no meu coração!

A mulher das rosas: Vilmaci - Vivi Viana - Escritora, poeta, membro da SPVA-RN, que deu-me de presente o livro: "OITEIRO / MEMÓRIAS DE UMA SINHÁ-MOÇA, de Magdalena Antunes, avó da escritora Lúcia Helena Pereira. Fiquei maravilhada com este gesto da Vivi, pois a muito tempo que eu desejava ler este livro de memórias, escrito por uma senhora que nasceu em Ceará-Mirim (minha cidade), filha de uma família tradicional aristocrata açucareira, menina de engenho... 

 
Estou louca para começar a lê-lo! Muito obrigada a Vivi, pela oportunidade!

Poeta Auzêh, que transborda em todos os poros versos que nos regozija a alma.

Público concentrado... Da esquerda para a direita: Carlos Valença, Etevaldo Júnior (Fiquei feliz com sua presenca, viu! Muito obrigado!), Edvan, Geralda Efigênia, MC Garcia, Auzêh e a blogueira aqui!

Exposição dos panfletos, folders, livros de poetas e escritores do Concelho de Vila do Bispo que foram doados pelo Presidente da Junta de Freguesia -Sr. Luís Costa- e pela Vereadora da Cultura - Sra. Rute Silva- aos quais agradeço, novamente, por este grande apoio.

Mais uma imagem da exposição, juntamente com a a minha tela, pintada e oferecida pela artista plástica cearamirinense -Alice Brandão-, juntamente com o cachecol de PORTUGAL, completando este intercâmbio cultural que realizei no "2º Sarau do Reencontro".

Meu amigo Walter Luz, artista plástico cearamirinense, sobe ao palco e oferece-me um dos seus belos quadros...

... e que foi fiel ao compromisso de participar deste evento, com sua simpatia e colaboração tornando-o mais  rico. Muito obrigado, amigo Walter! Você já está na lista dos que jamais esquecerei, viu! Você é muito prestativo e sincero! E espero contar com você sempre!

Como ainda não tenho nenhum livro publicado, tive a brilhante idéia de expor minhas principais poesias no dia do evento... E alguns poetas presentes, como: Vera Lúcia Barreto e o cordelista Cosme Lopes, também colocaram suas obras expostas à venda do público. Esta parceria foi ótima para divulgarmos nossos trabalhos!

NO PRÓXIMO EVENTO, ESPERO CONTAR MAIS COM O PÚBLICO CEARAMIRINENSE!  

VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O SARAU DO REENCONTRO NESTES BLOGUES AMIGOS:

E VEJA O VÍDEO-REPORTAGEM DO SARAU, GRAVADO PELA EQUIPE DA "Ceará-Mirim TV on-line", COMANDADA PELO MEU PRIMO "RAUSE CÂMARA, AQUI NESTE LINK:

2 comentários:

  1. Querida Ceicinha nosso sarau foi maravilhoso. Tenho certeza que os amigos que prestigiaram jamais esquecerão,pois, foram momentos de pura magia...a arte é isso: o extase da alma...embora seja privilégio de poucos...não importa!!! Foi muito bom digerir aquele clima de amor, parceria,amizade e, acima de tudo,consideração. Beijos!!!

    Gibson Machado

    ResponderExcluir
  2. De: Silvino Potencio

    Carissima Amiga Ceicinha Camara,

    Acabei de assistir (mais uma vez ) o video da Ceara Mirim TV e deixo aqui o meu muito OBRIGADO pela entrevista.
    O II SARAU como já lhe falei em outros escritos foi um sucesso. A cultura Luz & Tana lhe agradece e faço votos de sucesso em todos os seus projetos futuros.
    Aproveito para deixar lembranças aos Vila Bispenses, nomeadamente as Poetisas Isabel Pires, Maria Carolina Arriegas, aos Escritores Artur Vieira de Jesus e Carlos Manuel M Baptista além dos Autarcas de Vila do Bispo pela sua participação dái do nosso querido Cantinho Algarvio - sou Transmontano porém vivi no Algarve como Emigrante tal como "voismecê"!!!

    Ja me despeço com saudades,
    Dessa terra sempre cheia de bons sonhos!
    Aqui fico e com tanta vontade,
    De colher um bom ramo de medronhos!

    Abraço grande até breve!!!
    Silvino Potêncio
    Emigrante Transmontano em Natal/Brasil

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!