NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 11 de setembro de 2011

UMA BELA CRÔNICA DA ELIANA PEREIRA, FILHA DO ESCRITOR CEARAMIRINENSE NILO PEREIRA. BOA LEITURA!

QUANDO TENHO TEMPO, GOSTO DE FICAR A PENSAR... A PENSAR NA VIDA! FECHO OS OLHOS E FICO EM PROFUNDA REFLEXÃO QUE ATÉ CHEGO A REALIZAR UMA INTROSPECÇÃO SOBRE O SIGNIFICADO DA MINHA VIDA E AQUILO QUE EU DESEJO QUE ELA REPRESENTE. FICO EM SILÊNCIO... QUIETA... AO PENSAR TENHO MAIS OU MENOS UMA NOÇÃO DAS MINHAS PRIORIDADES. LEMBRO-ME DO PASSADO. DOS BONS MOMENTOS QUE PUDE VIVENCIAR COM MINHA FAMÍLIA, COM AMIGOS DE INFÂNCIA... BATE-ME UMA SAUDADE TÃO GRANDE! TÔ FICANDO VELHA! RISOS... POR ISSO, TENTO SER IMAGINATIVA EM TUDO QUE FAÇO, TENTANDO ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL, EM NOME DE DEUS! ESTOU TENTANDO APROVEITAR CADA SEGUNDO DESTA VIAGEM QUE SE CHAMA VIVER! POR FAVOR, LEIA A CRÔNICA DA MINHA AMIGA ELIANA E DEIXE SEU COMENTÁRIO! EU E ELA VAMOS FICAR TÃO FELIZES! E VIVA A VIDA! (Ceicinha Câmara).

****************************

UMA SAUDADE DANADA...


O tempo não volta, mas as recordações insistem e persistem em minha mente, trazendo uma saudade danada que alimenta sentimentos de desejos de um retorno, vivido e revivido.Hoje estou um tanto melancólica, traço este que me acomete vez ou outra, volta e meia e meia volta. 
A minha passagem por um colégio, onde os garotos e as garotas eclodiam de felicidade e deixavam transparecer uma jovialidade, sem artifícios e sem cosméticos, deixou em mim um certo desejo de reviver o meu tempo, já que o viver seria impossível.
Lembrei-me do livro de Lya Luft, PERDAS E GANHOS, e procurei me contentar com o que ela escreve, já que amenizava o meu quase sofrimento.
Já em casa, procurei seguir os seus conselhos. Afinal, a minha experiência não teria sido em vão. Além do mais, trabalho ativamente, passeio e me alegro dentro dos limites dos meus limites e há em mim um contentamento que , por vezes, me faltou em plena época de juventude. Ainda me sido atraente em muitos aspectos, que abrangem o intelectual , o físico e o emocional. Momentos de melancolia não são o meu dia a dia. Isso já é muito e o necessário.
Mas, naquele momento, não nego, a impetuosidade dos jovens me levou à vivência de uma saudade doída e muito sentida. Por mais que tente esquecer, não consigo. Confesso que ultrapassei. O sono profundo que eu tirei, nesta tarde, aproveitando as benesses do meu ar condicionado novo, contribuiu para tanto.
Olho-me no espelho e me sinto bem. Não existem rugas aparentes e o bem estar provocado pelo descanso, me faz ver a vida com os olhos de quem ainda tem muito a dar , a receber e a viver. Estou numa fase intermediária sem mazelas e sem mágoas...Que mais quero eu? É a vida....
Mais uma vez, vivo e revivo a minha infância e a minha adolescência. Pesando e medindo, recordar só me traz um passado de felicidade. A minha família , os meus cinco irmãos, tantas brincadeiras, os ensinamentos do meu pai e as doações de minha mãe querida.Nunca mais voltarão, mas nunca deixarão de fazer parte de mim...
Impossível acabar com a saudade. Quando ela bate, se instala nem que passe e dê lugar ao presente. 
Os tempos mudaram. Também, não poderia se perpetuarem. A minha filha e o meu esposo dão a mim, hoje, muitos bons motivos para eu curtir a vida. E eu volto à realidade, sentindo a beleza que supera a tudo e a todos!

ELIANA PEREIRA

Psicóloga e Escritora
Recife - Pernambuco
Filha do escritor cearamirinense:
Nilo Pereira

VISITE O BLOGUE DA ELIANA E VEJA AS LINDAS CRÔNICAS ESCRITAS POR ELA E DEIXE LÁ SEU COMENTÁRIO, POIS ELA FICARÁ MUITO FELIZ COM SUA PRESENÇA. É SÓ CLICAR AQUI!

Um comentário:

  1. Ceicinha,

    Parabéns às duas escritoras. Muito boa a crônica da filha de Nilo Pereira, nosso saudoso Imortal.
    Estava sentindo a falta dessas maravilhosas crônicas de Eliana.
    VOCÊ já é nota dez há muitíssimo tempo.

    Paulo de Tarso/PE

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!