NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 24 de setembro de 2011

Fortalecimento da língua portuguesa "tem interesse estratégico" para o Brasil

[Foto: ]

O fortalecimento internacional da língua portuguesa tem "interesse estratégico" para o Brasil, disse o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, em audiência pública no último dia 14 de Setembro/2011, promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado brasileiro.

Ele alertou para o risco de ampliação da influência dos países que utilizam os idiomas inglês e francês, especialmente junto das nações africanas de expressão portuguesa.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) inclui oito países em quatro continentes, reunindo cerca de 250 milhões de pessoas, dos quais quase 80% no Brasil.

Nos próximos 50 anos, previu o diretor, Angola e Moçambique devem dobrar a população. Mas apenas 40% a 50% dos habitantes de Angola e cerca de 10% dos habitantes de Moçambique têm atualmente o português como língua materna. Além da influência crescente sobre esses países lusófonos de nações de língua inglesa, disse Dantas, existem organismos internacionais que tentam "boicotar o português".

"O francês e o inglês estão tentando deslocar o português na África. Se a nossa comunidade se enfraquece, o Brasil perde expressão internacional e perde mercados e contratos às vezes bilionários. Angola vai se tornar um dos países mais ricos da África. Podemos ter com eles um projeto de desenvolvimento verdadeiro, equilibrado e conjunto" - afirmou Dantas, durante a audiência sobre "A criação e a implementação de um programa de colaboração e intercâmbio de conteúdos culturais entre Estados que integram a CPLP", presidida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Autor da proposta de realização da audiência, juntamente com a senadora Ana Rita (PT-ES), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), concordou com Dantas. O senador defendeu a implantação de uma televisão internacional de língua portuguesa e um maior intercâmbio entre escritores e estudantes dos países da CPLP.

Leia mais na Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!