NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DIFUSÃO DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR: APRESENTA MAIS UMA ESCRITORA POTIGUAR!

Flauzineide de Moura Machado (Neidinha Moura), a escritora que garimpa mulheres potiguares que escrevem. A mesma tem um acervo bastante significativo, é um trabalho pioneiro e exemplar no Estado Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Tenho imenso orgulho de também fazer parte!

Maria Avanir Celestino Cirino, poetisa e cordelista potiguar de Caiçara do Rio dos Ventos/Rn, mais uma escritora que vem enriquecer nosso projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar. Seja bem vinda Avanir!

Aqui Avani participando junto aos alunos, das comemorações que a E. E. Izabel Gondim prestou às escritoras potiguares por ocasião das comemorações de aniversário do bairro Rocas em Natal/RN.

O nosso Rio Grande do Norte é mesmo muito rico em todas as áreas só precisamos conhecê-lo mais, muito mais. Abro esse espaço aqui para falar no que se refere à literatura feminina potiguar, quase todo dia estamos encontrando mulheres que escrevem e contam suas histórias que são lindas e diversificadas, e assim vão caminhando por emoções, saudosismos e por ai vão contemplando vários estilos e assim, às vezes, sem querer, sem saber, e sem intenção, elas vão também contando a história do RN, cada uma fala de sua família, da praça de sua cidade de origem, de seus professores, de sua religião, de sua escola querida, da pessoa que cuidou de sua infância, de uma árvore que lhe deixou saudade, de sua prainha, de sua calçada, e por ai vão politizando, sentido saudade, contando e recontando suas histórias.... Se formos juntar as histórias dessas mulheres estaremos contando não um pouco, mas um muito de nossa história potiguar. É com prazer que compartilho com vocês um pouquinho da rica literatura de cordel da cordelista Avani Cirino, vamos saber mais dessa potiguar de Caiçara do Rio dos Ventos?

Nessa foto acima Avanir participa do "Café Literário" na Sala de Leitura Flauzineide Moura da E. E. Izabel Gondim no Bairro das Rocas/Natal-RN. Ao lado de Avanir está também participando a cordelista e poetisa Sirlia Lima.

Maria Avanir Celestino Cirino, nascida em Caiçara do Rio dos Ventos-RN, em 30/05/1959. Filha de Olímpio Celestino e Isabel Celestino da Conceição, já falecida. Casada com José Carlos Cirino, mãe de dois filhos: Carlos Auricelli e Cláudio Aurecellis. Concluinte do Ensino Médio, na Escola Estadual Ana Julia – Zona norte. 
Obras publicadas: Rimando com a verdade; passe o tempo e conheça histórias reais, e Rimando com a verdade – volume 2. 

Ela é evangélica da Igreja Batista no Parque dos Coqueiros – Zona norte de Natal/RN.

Um comentário:

  1. Adorei esse arranjo que acolheu o cordel de Avani, lindooo!!!
    Flau

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!