NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

6º Encontro de Negócios Brasil-Portugal analisa novas oportunidades de comércio e investimento


Durante o 6º Encontro de Negócios Brasil-Portugal, que decorreu no Rio de Janeiro, realizou-se uma reunião  entre   autoridades e diretorias de empresas luso-brasileiras, subordinada ao tema: "O ambiente de negócios luso-brasileiros no espaço intercomunitário da União Europeia/MERCOSUL”

A reunião foi presidida pelo Presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (CCPCB), Rômulo Alexandre Soares, e contou com a presença de autoridades do governo brasileiro e português entre elas o Diretor do DPR, MinistroRubens Gama, o Presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge de Paula Costa Ávila, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador António de Almeida Lima e o Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento e Cooperação, Francisco Mantero, entre outros.
O Ministro Rubens Gama abriu a Reunião apresentando aos empresários brasileiros e portugueses o Sistema de Promoção Comercial do MRE, exemplificando o papel de cada Divisão do Departamento e as ferramentas disponíveis para auxiliar o empresário, como a BrasilGlobalNet e os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) distribuídos em postos estratégicos pelo mundo. Ao fim de sua exposição, o Ministro ressaltou que Portugal é um grande parceiro no âmbito da União Europeia.

No encontro foi anunciado o lançamento da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa no dia 13 de outubro de 2011, juntamente com o portal: www.aplop.org.

O presidente do INPI, por sua vez, destacou o esforço de integração entre os países de língua portuguesa para a possibilidade de títulos de propriedade transnacionais.
Os representantes portugueses encerraram  o encontro elogiando a participação brasileira no mercado internacional, sublinhando que o apoio brasileiro como parceiro económico é fundamental, sobretudo num momento de economia fragilizada pós-crise.

O Painel Empresarial: "Oportunidades e apoio ao comércio exterior e aos investimentos bilaterais",  também contou com a participação de autoridades brasileiras e portuguesas, designadamente o Chefe da Divisão de Informação Comercial, Conselheiro João Tabajara, que proferiu palestra sobre as ferramentas de auxílio ao exportador brasileiro e investidor estrangeiro disponíveis na BrasilGlobalNet.

Leia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!