NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR BETÃO. POR: FRANCISCA LOPES.

Professor Betão, que faleceu no último 30 de junho, vítima de uma parada cardíaca, em Ceará-Mirim/RN. Imagem: Eliel Silva

DE AUTORIA DA PROFESSORA FRANCISCA LOPES...

... mas, com a saudade de todos os seus colegas de trabalho.

HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR BETO

A sua trajetória foi marcada, aqui na terra, pelo seu profissionalismo, competência e dedicação as causas educacionais. Pelo desejo de produzir um ensino de qualidade. Pelo prazer de compartilhar saberes e de construir aprendizagem.
Não há dúvidas, caro amigo, de que aqueles que passaram pelas suas mãos de educador, são gratos pelo legado deixado por você.
O seu jeito despojado de atuar na sala de aula, ora bravo ora silencioso, imprimia um antagonismo às questões disciplinares. Os alunos o temiam, mas também, o respeitavam. Pois sabiam o quanto a sua postura traduzia a garantia de resultados significativos para cada um em particular. Por isso mesmo o conceituavam, sem medo de errar, como um excelente professor. Sempre seguro na condução do que ensinava.
Você está partindo para experimentar uma nova vida na eternidade. Mas, parte levando consigo a certeza de ter realizado a sua missão como educador.
Aos familiares e amigos deixa saudades. Para os colegas de trabalho com quem convivia diariamente, a certeza de que o vazio da sua ausência não será preenchido. Sentiremos muita falta das brincadeiras com uma conotação de “brigas,” para aqueles que, por ventura, ouviam e não estavam acostumados com a sua tática. José Walter, Fernando Siqueira, Ana Cristina e Eu, dentre outros colegas de trabalho que fazem a SEME (Secretaria Municipal de Educação), nos divertíamos pegando no seu pé. (expressão popular que traduz fielmente o foco das nossas brincadeiras). Você posava de ator. Armava o teatro. Ficava bravo. Porém, logo depois, tudo se desfazia num sorriso.
Hoje, 1º de julho de 2011, nós que fazemos a SEME estamos deveras, muito tristes para prestar-lhe esta última homenagem. Nosso último adeus.
Nossa fé, todavia nos conforta por acreditar que Deus o acolherá na morada celeste. Visto que a Bíblia afirma: “Todo aquele que vive e crer em mim não morrerá jamais”
Vá amigo, levando consigo a certeza de que em nossas orações estará sempre presente e a isso acrescentamos que as suas pegadas na areia do solo da educação são veredas e estradas para conduzir todos que foram seus alunos e amigos. A troca de experiências, no campo educacional, nos enriqueceu muito. Trilharemos por ele em busca de novos saberes.
Que Deus o acolha e conforte os que ficam aqui, ajudando-os a melhor compreender essa dinâmica da vida.

FRANCISCA LOPES

Matéria transcrita do Blogue Matemática e Boatemática, do professor cearamirinense: Fernando Siqueira. 

Um comentário:

  1. Navegando pela net, com saudade da infancia e buscando por "paradigmas" da minha vida , acabei descobrindo esse post.Acompanhei com imensa dor, todas as palavras da autora desse texto. "Chico Melo" era como esse professor me chamava na sala de aula quando estudei no Ulbaldo Bezerra. Sem dúvida, era um excelente profissional e detentor do conhecimento que partilhava com competencia e dedicação. Ele partiu desse mundo, é verdade! Mas, vive ainda em mentes que aprenderam com ele...

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!