NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 19 de julho de 2011

DR. CARLOS MORAIS DOS SANTOS FALOU SOBRE "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa" NA TERTÚLIA CULTURAL EM LISBOA

Carlos Morais dos Santos, poeta e ensaísta, faz palestra sobre "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa" na Tertúlia Cultural da celebrada Livraria Ler Devagar, em Lisboa.


No pasado dia 12 de Julho, das 21,30H às 24H, o Editor/Administrador do do Blog-Revista "Culturas e Afectos Lusófonos", Carlos Morais dos Santos, poeta e ensaísta, proferiu, a convite do fundador e animador da Tertúlia Cultural Parodianos, Dr. Felício Correia, no espaço cultural da famosa Livraria Ler Devagar, em Lisboa, uma palestra com o tema "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa", facetas do grande e genial Poeta dos heterónimos, que têm sido estudadas e investigadas desde há anos por Carlos Morais dos Santos.


A Sala de eventos culturais da "Livraria Ler Devagar", encontrava-se repleta de amantes e estudiosos da obra Pessona que dedicaram grande atenção à palestra, que Carlos Morais dos Santos ilustrou recitando vários poemas que sustentaram a sua análise explicativa sobre os vários simbolismos presentes nas obras de Fenando Pessoa e seus heterónimos e personificando o Poeta, ao envergar em cada um desses momentos um chapeu semelhante ao de Fernando Pessoa, foi mostrando as influências de diferentes disciplinas essotéricas e herméticas que atravessam horizontalmente toda a obra Pessoana, destacando, em especial a enorme carga de todos os simbolismos místicos e esotéricos contidos na obra maior do poeta - A MENSAGEM.


No final, Carlos Morais dos Santos terminou a sua palestra com a leitura recitada de um poema de Fernando Pessoa da obra "Mensagem" e outro de sua autoria que ìnvoca o genial Poeta, poemas que interpelam sobre a situação actual de grande crise por que passa Portugal.


O debate que se seguiu, coordenado por Felício Correia, foi bastante animado e permitiu a alguns intervenientes, ao moderador Felício Correia e ao palestrante, desenvolverem várias questões que foram colocadas, que assentuam a natureza de profundo simbolismo esotérico e filosófico que reflecte toda a Obra Pessoana, e que marca de modo ímpar na história da literatura ocidental a erudição do genial poeta criador do modernismo português. A sessão terminou com uma generosa e prolongada salva de palmas dirigidas ao palestrante que retribui de igual modo e que, no final, recebeu ainda inúmeros cumprimentos pessoais de vários participantes.

MAIS DETALHES AQUI!
NO CULTURA E AFETOS LUSÓFONOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!