NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 11 de julho de 2011

UMA BELA CRÔNICA DA ELIANA PEREIRA, FILHA DO ESCRITOR CEARAMIRINENSE NILO PEREIRA. BOA LEITURA!

ESTA CRÔNICA DA MINHA AMIGA ELIANA, FEZ-ME PENSAR... NO MUNDO EM QUE VIVEMOS, HÁ MUITAS COISAS POSITIVAS E NEGATIVAS. A VIDA, AS VEZES MAGOA-NOS POR DEMAIS! LI NO LIVRO DO ESCRITOR "ROBIN SHARMA" QUE DIZ: "ALGUNS SÁBIOS ENCORAJAM-NOS A APROVEITAR O MOMENTO E A DAR VALOR AO QUE TEMOS, SUGERINDO QUE A BUSCA CONSTANTE DE ALGO MAIS É SAUDÁVEL, SENDO A FONTE PRIMORDIAL DO NOSSO DESCONTENTAMENTO. OUTROS DIZEM QUE, ENQUANTO SERES HUMANOS, FOMOS FEITOS PARA TRANSCENDERMOS, TODOS OS DIAS, OS LIMITES DENTRO DOS QUAIS NOS SENTIMOS CONFORTÁVEIS E PROCURARMOS CHEGAR MAIS ALTO - ALCANÇAR A GRANDEZA." QUANDO PASSEI A SER DIABÉTICA, SOFRI MUITO COM A MUDANÇA TERRÍVEL QUE MODIFICOU MEUS HÁBITOS. DAÍ, PASSEI A OLHAR PELO LADO POSITIVO E COMECEI A ARTICULAR UMA FILOSOFIA PESSOAL ATRAVÉS DO MEU EQUILÍBRIO. É O QUE O "NELSON MANDELA" NOS PROPÕE NESTA FRASE: "DEPOIS DE TER ESCALADO UMA GRANDE MONTANHA, DESCOBRI QUE HÁ MUITAS MAIS PARA ESCALAR. PAREI UM INSTANTE PARA RECUPERAR O FÔLEGO, PARA GUARDAR UMA IMAGEM DA PAISAGEM GLORIOSA QUE ME RODEAVA, PARA VER TODA A EXTENSÃO QUE TIVE DE PERCORRER. MAS SÓ PUDE DESCANSAR UM MOMENTO, PORQUE COM A LIBERDADE VÊM AS RESPONSABILIDADES. NÃO ME ATREVI A DEMORAR-ME, PORQUE A MINHA LONGA CAMINHADA AINDA NÃO TINHA TERMINADO." É O QUE ESTOU FAZENDO, NESTE MOMENTO DE MINHA VIDA, ADMIRANDO A PAISAGEM DO LOCAL ONDE ESTOU AGORA E AGRADECENDO A DEUS POR TER CONSEGUIDO CHEGAR ATÉ AQUI. AGORA LEIA A CRÔNICA DA ELIANA E DEIXE SEU COMENTÁRIO, POIS FICAMOS MUITO FELIZES COM SUA PARTICIPAÇÃO. ABRAÇÃO! (Ceicinha Câmara) 


***************************

ACHO QUE MUDEI OS MEUS PRINCÍPIOS....


Em tempos de monotonia ou, até mesmo, de tristezas camufladas, há uma latência em nossos pensamentos e de palavras embotadas.
Assim sendo, aprendi a me calar e esse emudecimento, evidentemente, atingiu a minha inspiração.
Além do mais, tentamos abafar esses sentimentos, que a poucos interessarão.
O melhor de tudo é que há uma esperança de que tudo passa. O esquecimento atua como válvula de escape e lá nos vamos, a passos lentos, vencendo , aqui e acolá, as desarmonias intrínsecas que , por vezes, abalam o indivíduo e lhe faz paralisado.
Acho que falei de forma exacerbada, ou não. O importante é que pretendo passar, nesta minha nova fase, o bom da vida e a beleza do mundo.
Debaixo de vendavais, aprendemos a tirar o essencial e nos comportamos, quando sensatos, de maneira a não diminuir a nossa auto estima, tão importante quanto necessária.Muita gente que o diga. Até mais do que eu...
O pouco que paro hoje em casa me deixa atraído, repentinamente, a escrever esse texto para atender aos pedidos dos leitores condicionados à leitura desse espaço.
Estou só e este estar só me leva a mil pensamentos que se misturam com a educação que recebi dos meus pais com os prazeres da vida que se tornaram tantos, que já não sei o que é malícia ou instinto no real sentido da palavra.
Juro que tenho sentimentos bons ,mas não asseguro com tanta certeza que a mudança dos tempos não me levou a mudar princípios e ousar devaneios tão fortes,
que talvez deixe para Freud (seus discípulos) a interpretação do que seria o meu proibido.Se é que tem...
Aí está a questão. Aí está a minha nova forma de ousar....Valha-me Deus!

ELIANA PEREIRA
Escritora, Psicóloga
Recife/Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!