NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 30 de julho de 2011

Morreu a escritora e ensaísta Maria Lúcia Lepecki, de Minas Gerais - Brasil.

Morreu a escritora e ensaísta Maria Lúcia Lepecki



A escritora e ensaísta brasileira Maria Lúcia Lepecki, radicada em Portugal, morreu no último dia 25 de Julho (domingo), aos 71 anos, em Lisboa, vítima de cancro.

Natural de Araxá, Minas Gerais, Maria Lúcia Lepecki, licenciada em Filologia Românica no Brasil, estava radicada há várias décadas em Portugal, sendo uma profunda conhecedora da literatura portuguesa.

Em declarações à TSF, o escritor Baptista-Bastos referiu-se a Maria Lúcia Lepecki como uma "mulher intelectual, absolutamente invulgar". A arquitecta Helena Roseta, vereadora da Câmara de Lisboa, destacou "uma linda senhora da língua portuguesa".

Maria Lúcia Lepecki estudou em Paris, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Camilo Castelo Branco, escritor português do século XIX, foi o tema da tese de doutoramento de Maria Lúcia Lepecki, em 1967.

Colaborou em várias revistas e jornais portugueses e estrangeiros, sobretudo na área da literatura, como a revista Colóquio/Letras e o suplemento literário do jornal Estado de S. Paulo.

Em 2004, recebeu o prémio de ensaio literário da Associação Portuguesa de Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!