NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 12 de dezembro de 2010

RECENTEMENTE TIVE O PRAZER DE CONHECER O POETA "CIRO JOSÉ TAVARES", SOBRINHO-NETO DE ADELLE DE OLIVEIRA, TAMBÉM POETA, DE CEARÁ-MIRIM/RN - BRASIL

ESTE GRANDE POETA
TAMBÉM ESTARÁ PRESENTE
NO 2º SARAU DO REENCONTRO:
"CIRO JOSÉ TAVARES"


BIOBIBLIOGRAFIA 

Ciro José Tavares da Silva, nascido em Natal, a 25 de agosto de 1940, formou-se em Direito na Faculdade de Direito do Recife em 1964. De 1965 a 1980 militou na imprensa, exerceu a advocacia e, no Rio de Janeiro, integrou, no setor de Publicações, os quadros funcionais da Esso Brasileira de Petróleo e,no Recife, na chefia da Secretaria Geral, os da Siderúrgica Açonorte. Em 1981, estimulado por seus pais, abandona definitivamente tarefas vinculadas às empresas privadas, viaja à Europa e na volta retoma sua profissão de advogado.
           
Durante o Curso de Mestrado, que não concluiu por conta do ambiente de incompreensão reinante na tradicional Faculdade pernambucana, teve aprovada sua monografia (inédita) Da Arte e do Delito, pela cadeira de Criminologia.
           
Seus primeiros passos literários datam de 1957/58, quando traduziu o poema “Come live with Me And Be My Love”, do inglês Christopher Marlowe e escreveu o ensaio “Da Poesia Trovadoresca”, parcialmente publicado no Jornal O Curso.
           
Iniciou-se efetivamente na literatura em 1987, publicando, a convite do jornalista Marcus Prado, dois poemas na coluna Livros & Autores do jornal Diário de Pernambuco. Um ano depois recebe, no Recife, o Prêmio Ladjane Bandeira de Poesia, promovido pelo jornal Diário de Pernambuco, com o livro “Além da Rosa-dos-ventos”, posteriormente selecionado pela UBE, RJ para o Prêmio Jorge de Lima de Poesia. Contudo sua publicação pela FUNDARPE, uma semana antes da premiação, levou o autor a retirar sua inscrição, porquanto a obra não mais correspondia ao espírito do certame, destinado a estreantes. Paralelamente, na mesma ocasião, seu “As Elipses de Phoenix” credenciara-se para o Prêmio Jorge Fernandes de Poesia, também da UBE, RJ. Atendendo recomendações unânimes das Comissões Julgadoras, a entidade outorgou o Horconcours ao poeta, duplamente vencedor.
           
            A nível regional recebeu, duas vezes, o Prêmio de Poesia Raymundo de Moraes, do Grêmio Cultural Ruben Van der Linden e da Academia de Letras de Garanhuns (PE).  

            É membro da Associação Nacional de Escritores (ANE), da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro e Sócio honorário da UBE/ RN.
            Além obras mencionadas, publicou o livro de poesia Baladas e Moinhos e as biografias À Sombra do Tempo, sobre seu pai, o cirurgião e professor de Medicina José Tavares da Silva, e a Sinfonia do Outono, sobre a respeitável e centenária pessoa do Sr. João Paulo de Souza, um dos ícones do comércio natalense. Resgatou, no livro Álbum de Versos Antigos, a poesia de sua tia-avó Adelle de Oliveira, professora e poetisa do Ceará – Mirim, reconhecidamente o maior nome feminino do parnasianismo potiguar. Em 2010 lançou o livro Anêmonas, também no campo da poesia.Seus poemas  Integram diversas antologias editadas em Brasília, São Paulo e Recife e seus artigos publicados nos jornais de Natal, Recife e revistas culturais ais

Atualmente residindo em Brasília é casado com a advogada e pedagoga Zuleide Teixeira e pai de uma filha, Adele.

Ciro no seu cantinho da escrita

Com o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, escritor Austregésilo de Athayde, quando do lançamento,  no Rio de Janeiro,  do livro As Elipses de Phoenix.


INFORMAÇÕES ENVIADA PELO PRÓPRIO POETA.

Um comentário:

Seu comentário será bem vindo!