NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CCB dedica um dia à escritora Clarice Lispector

A escritora brasileira Clarice Lispector completaria, no dia 10 de Dezembro de 2010, 90 anos de vida. Para assinalar a data, o Centro Cultural de Belém preparou – para domingo, dia 12 – um programa especial que inclui conferências, leituras de textos e a projecção do filme ‘A Hora da Estrela’, longa-metragem de Suzana Amaral baseada no romance homónimo de Clarice Lispector.

A brasileira Clarice Lispector (1020-1977) foi, 
para além de escritora, jornalista e tradutora

Originária de uma pequena cidade da Ucrânia, Clarice Lispector foi viver para o Brasil com a sua família quando tinha dois meses e estreou-se na escrita com 23 anos, com a obra ‘Perto do Coração Selvagem', publicado em Dezembro de 1943.

Surpreendendo pela densidade e pela capacidade introspectiva, o livro ganhou o prémio da Fundação Graça Aranha para melhor romance de estreia, e estimulou a autora a continuar a escrever.

Clarice Lispector, que foi também jornalista e tradutora, morreu em 1977, aos 56 anos, vítima de cancro nos ovários.

O programa do CCB que lhe é dedicado arranca às 15h00, na Sala Almada Negreiros, com a leitura de textos pela professora universitária Maria Lúcia Lepecki, pela jornalista e poetisa Filipa Leal e pela actriz Luísa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!