NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Declaração MIL sobre a Guiné-Bissau

MIL

Conforme o publicamente noticiado, o ministro da Educação da Guiné-Bissau, Artur Silva, anunciou que o governo está a fazer contactos e parcerias com estabelecimentos de ensino superior estrangeiros para abrir uma universidade pública no país.

Face a isso, o MIL exorta os diversos Governos da CPLP a prontificarem-se de imediato para colaborarem com o Governo guineense na concretização de tão importante objectivo para o povo irmão da Guiné-Bissau.

Recordamos que o MIL tem acompanhado muito de perto a situação deste país lusófono, tendo já expresso, nestes últimos anos, várias propostas – nomeadamente, a constituição de uma Força Lusófona de Manutenção de Paz*, de modo a garantir definitivamente condições de paz e segurança para todos os guineenses.

Para além de outros planos de cooperação – como na saúde e na economia, por exemplo –, o plano da educação, em todos os seus níveis (desde o básico ao superior) deve ser também, a nosso ver, uma área central onde a cooperação lusófona se deve desenvolver, evitando a burocratização das equivalências de graus escolares e as consequentes dificuldades de circulação de profissionais no espaço lusófono.

Recordamos, por fim, que o MIL tem, na sua Declaração de Princípios e Objectivos**, a proposta de criação de um Programa “Agostinho da Silva”, que promova a circulação dos estudantes das nações lusófonas, de licenciatura e pós-graduação, nas universidades do espaço lusófono.

* Conforme Petições MIL:


O MIL: Movimento Internacional Lusófono é um movimento cultural e cívico, registado notarialmente no dia 15 de Outubro de 2010, que conta já com mais de 5 MIL adesões, de todos os países da CPLP. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia.
Defendemos o reforço dos laços entre os países lusófonos – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
CONTACTOS:             967044286      ;
SEDE: Sociedade da Língua Portuguesa, 
Rua Mouzinho da Silveira, 23, 1250-166 Lisboa
NIB: 0036 0324 99100004336 09; 
IBAN: PT50 0036 0324 9910 0004 3360 9; 
BIC: MPIOPTPL; NIF: 509 580 432
Para aderir ao MIL: adesao@movimentolusofono.org
(indicar: nome e área de residência)
Assembleia Geral: Miguel Real, Fernando Sacramento e Isabel Mendes Ferreira.
Conselho Fiscal: Carlos Vargas, Isabel Victor e Delmar Gonçalves.
Direcção: Renato Epifânio (Presidente), Rui Martins (Vice-Presidente), António José Borges, Eurico Ribeiro, José Pires F.,Marcos Guedes e Maria Luísa Francisco.
Sócios Honorários: Adriano Moreira, António Braz Teixeira, Elsa Rodrigues dos Santos, Lauro Moreira, Manuel Ferreira Patrício,Pinharanda Gomes e Ximenes Belo.
SUGESTÃO DE DIVULGAÇÃO: Joaquim Evônio, em Varandas das Estrelícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!