NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Eduardo Amaro lança “Excertos de Análises Camonianas” pela Pragmatha

Caríssimos
Já está à venda o livro do escritor Eduardo Amaro, de SP, mestre em literatura, que tem como título 'Excertos de Análises Camonianas".
Abaixo, segue release
Quem se interessar em adquirir a obra, pode dirigir os pedidos pra mim.
O valor é R$ 15,00, já inclusa despesa de correios.
Abraço
Sandra Veroneze


Escritora e editora do Caderno Literário Pragmatha,
uma revista mensal  de poemas com a participação 
de escritores do Brasil e Portugal.
(Editora Pragmatha)

*******************

Obra tira a pesquisa da estante da universidade 
e a leva a quem se interessa por Camões



“Excertos de Análises Camonianas” é o novo livro de Eduardo Amaro, lançado em parceria com a Editora Pragmatha, de Porto Alegre. A obra apresenta, essencialmente, diálogos críticos com textos publicados no periódico Colóquio-Letras, versando sobre Luiz Vaz de Camões.
O objetivo principal do livro, segundo o autor, é tirar a pesquisa da estante da universidade e levá-la a quem se interessar, torná-la útil para o aprendizado de Camões. “A fortuna crítica desse poeta, contida no periódico estudado e sob o prisma dos grandiosos críticos literários selecionados, é formidável”, afirma.
“Excertos de Análises Camonianas” destina-se aos estudiosos de Letras, alunos e pesquisadores, e aos amantes da boa crítica literária, aquela que dialoga, aponta direções de leitura, plurifica e maximiza o conhecimento.
Pesquisa e dedicação


Segundo Amaro, o processo de escrita do livro foi bastante peculiar. “Estudando o poeta latino Ovídio, durante a graduação em Latim, descobri que Camões o usou em sua obra-mor, bem como Virgílio e outros. Isso foi no fim do primeiro ano da faculdade de Letras, começo do segundo”. Na sequência, Amaro estudou Camões durante a iniciação científica e o mestrado foi uma ampliação desse estudo. “Minha orientadora preparou um rol de livros para a minha leitura, participei de muitos anais, mesas redondas, congressos e afins, embasei-me teoricamente e fui para o campo: cataloguei e indexei mais de 50 anos de revista, digitalizei esse arquivo e construí uma base de dados para ele, inclusive, um programa em Visual Basic, com esse intuito”, afirma. Paralelamente, estudava a ciberliteratura e a produção camoniana na internet, tendo contato com vários estudiosos, como o Dr. Pedro Barbosa e o escritor Arthur da Távola (in memoriam).
Livros publicados

Amaro é autor dos livros De Pectore, Verba Volant, Scripta Manent, Tempo Definido (participação em coletânea), Utopia Poética (antologia); O imaginário do mar e do navegador (participação em coletânea) e agora Excertos de Análises Camonianas.

Sobre Eduardo Amaro

Professor-mestre efetivo do Estado de São Paulo, pesquisador de Literatura Portuguesa, webmaster, escritor e colunista do Jornal Assis Notícias e do Jornal Artis, de Santa Cruz do Sul/RS. Também sou escritor da Editora Pragmatha, publicando mensalmente o periódico "Caderno Literário", que já teve menção honrosa da Academia de Letras Gaúcha.
Cursei Jornalismo em Marília e Letras em Assis, com habilitação em Latim/Italiano. Possuo extensão universitária em História da Ópera e História da Arte, mestrado em Lituratura e Vida Social, tudo pela Unesp de Assis. Tenho 03 livros publicados e muitos outros textos em congressos e anais. Atuo também na área de Literatura Clássica e ciberliteratura (sou adepto das teorias do pensador francês Pierre Levy).
Meus projetos foram incentivados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo CEDAP (Unesp/Assis), sendo orientado pela Dra. Rosane Gazolla Alves Feitosa, da mesma universidade.
Nasci no interior de São Paulo, tenho 32 anos, como escritor, sou influenciado por Poe, Pessoa, Calvino, Camões, Cruz e Souza, Álvares de Azevedo e Baudelaire, principalmente, além dos clássicos latinos, como Ovídio.
Também sou ligado à música, fazendo parcerias com várias bandas, tanto no quesito de composição da lírica, quanto na divulgação das mesmas. A música é essencial na minha vida, apesar de eu não ser um profissional nessa área.
Atualmente, minha página de pesquisa está em mudança, no entanto, não a retiro do ar para isso. Nela, existe também uma biblioteca virtual, que é fruto da minha pesquisa acadêmica: http://biblioteca.camoesonline.com/
O Jornal Assis Notícias publica minhas críticas literárias gratuitamente para acesso on-line, em um blog especialmente dedicado aos meus estudos literários:http://www.assisnoticias.com.br/eduardoamaro/
Por fim, meu nome literário é Eduardo Amaro. Assim assino os meus artigos na Rede.



FONTE: Românticos Conspiradores

SERVIÇO
Título:  Excertos de Análises Camonianas
Autor: Eduardo Amaro
ISBN: 978-85-62310-21-8
Páginas: 104
Valor: R$ 15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!