NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A HOMENAGEM DE HOJE É PARA O "Mário Soares" ARTISTA PLÁSTICO DE VILA DO BISPO-PORTUGAL.

HOJE FAÇO UMA HOMENAGEM ESPECIAL 
A ESTE SIMPÁTICO AMIGO
MUITO INTELIGENTE
E QUE TEM UM DOM LINDO!

MÁRIO SOARES


Nome completo: Mário José Marreiros Soares. Nasceu a 13 de Março de 1970 em Vila do Bispo, região Algarve, sul de Portugal.
Além das atividades como artista plástico, Mário Soares também trabalha no Lar de Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Vila do Bispo e  é músico nos tempos livres. Toca baixo e já fez parte de uma banda de Vila do Bispo durante muitos anos, os Toka Maki.

Os extintos TOKAMAKI numa actuação "ao vivo e com som em directo" no programa INICIATIVAS da TV2 (RTP2), em 2005. A música é original dos TOKAMAKI e a letra é de António Aleixo, ilustre poeta algarvio! É, também, importante referir a honra que foi poder tocar no Farol do Cabo de São Vicente em Sagres... Rui Correia (voz e guitarra), Barata (voz e percussão), Iládio Amado (teclas), Davide Rita (guitarra), João Amado (bateria), Mário Soares (baixo).


Iniciou-se como artista plástico aos 15 anos, trabalhando em madeiras, em talhas de baixo relevo. Na altura fazia 2 a 3 peças talhadas por ano.
Podem ver alguns dos trabalhos mais antigos na Galeria de Fotografias do blogue "Oficina do Mário".
A partir do ano 2000 é que começou a levar esta actividade mais a sério! Então decidiu participar em algumas exposições, feiras e eventos, mostrando o seu trabalho e procurando inspiração para as peças que virão futuramente. 


VEJA ALGUNS TRABALHOS DO
MÁRIO SOARES 

Marinho trabalhando no quadro "Igreja Nossa Senhora da Graça" que participou da exposição no Centro Cultural de Vila do Bispo/2010. 
Igreja de Nossa Senhora da Graça, existente na Fortaleza em Sagres, deve de ser a mais visitada do nosso concelho, por várias razões: como existente desde o tempo do Infante: por estar nesta Fortaleza que é um dos locais mais visitados em Portugal.



TRABALHO CONCLUÍDO.
Igreja Nossa Senhora da Graça Nº153/29/10/2010



Caravela Boa Esperança séc. XV, XVI.
 Nº 147/12/08/2010
Aceita-se encomendas...




 Igreja Matriz de Vila do Bispo da Nossa Senhora da Conceição possivelmente construída nos finais do Século XVII.
Esta obra da igreja está exposta no Centro de interpretação de Vila do Bispo

"Mar Tenebroso... " nº125/ 2-8-2004

"Infante D. Henrique..." nº43/17-2-2000
 Foi uma das mais importante figura do início da era das descobertas, também conhecido na História como Infante de Sagres ou Navegador.

"Perceves..." nº94/2002
É um crustáceo que se encontra em costas rochosas da França, Espanha, Portugal, Marrocos e Senegal. São considerados uma espécie hermafrodita, crescem em grupos sobre as rochas, são capturados para consumo, no qual podem custar até € 90 por quilograma, se for de boa qualidade.

"Vasco da Gama..." "Velho dos Restelo" nº31/13-3-1996

Despedida das Naus era feita perto da torre de Belém em Lisboa, e os barcos partiam para os descobrimentos, e os mais velhos acenavam...

"Vida rural/Vila do Bispo..."nº138/13-3-2004

As mulheres dos camponeses no tempo da ceifa, levavam a merenda para eles se alimentarem sem perca de tempo de irem a casa...

Participando da AGROEXPO/2008.
Nesta imagem, Marinho estava mostrando um de seus trabalhos à Governadora Civil da cidade de Faro e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo (naquele ano): Gilberto Viegas.

Iron Maiden...

Jovem artesão, que talha na madeira figuras temáticas invulgares e o melhor de tudo, faz por divertimento! 

Autodidata, filho de carpinteiro, encontrou na talha a melhor forma de se exprimir e de escapar a uma certa monotonia do emprego. Fá-lo por mero divertimento.

Não lhe peçam é para fazer reproduções ou qualquer motivo religioso. Está noutra onda, diz. Aliás, basta consultar a pagina que têm na Internet http://oficinadomario.com.sapo.pt/ para o perceber.
Lá se pode ver a galeria fotográfica com muitos trabalhos feitos emtalha, e que incluem coisas tão díspares como quadros de inspiração piscatória, alusões a grupos de Heavy Metal ou logótipos de clubes de futebol. Apesar disso, afinal lá se encontra representada a Última Ceia.


Talvez a excepção que confirma a regra. «Comecei a fazer umas coisas sem grande importância, quando tinha 17 anos. Ia para a oficina do meu pai e exprimentava a ormentação de pranchas de skim com capas de discos dos Iron Maiden. Ele nem sequer gostava de me ver fazer isso, enquanto trabalhava. Perguntava que porcarias eram aquelas que estava para ali a fazer.» Recorda Mário, que só em 2001 passou a encarar «mais a sério» a talha em madeira.


Nesta imagem, Marinho está trabalhando sobre o olhar do seu inesquecível pai, Sr. Luís (in memorian). 

Não aprendeu com mais ninguém se não com a prática. Depois, vieram as feiras e as exposições, com o resultado das horas passadas vergando sobre as placas de madeira e colher cada vez mais admiradores. 

CÁ ESTÁ A MINHA HOMENAGEM 

A ESTE GRANDE ARTISTA!

POR FAVOR, COMENTEM!

POIS EU E ELE FICAREMOS FELIZES!

FONTES: 

Um comentário:

Seu comentário será bem vindo!