NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 22 de abril de 2010

NO DIA 22 DE ABRIL DESCOBRIRAM O BRASIL



História do Brasil

Foi em 22 de Abril de 1500 que, Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual Brasil, que já eram habitadas por povos indígenas.

No dia 24 de Abril, Cabral recebeu os nativos no seu navio. Então, acompanhado de Sancho de TovarSimão de MirandaNicolau CoelhoAires Correia e Pero Vaz de Caminha, recebeu o grupo de índios que reconheceram de imediato o ouro e a prata que se fazia surgir no navio — nomeadamente um fio de ouro de D. Pedro e um castiçal de prata — o que fez com que os portugueses inicialmente acreditassem que havia muito ouro naquela terra. Entretanto, Caminha, em sua carta, confessa que não sabia dizer se os índios diziam mesmo que ali havia ouro ou se o desejo dos navegantes pelo metal era tão grande que eles não conseguiram entender diferentemente. Posteriormente, provou-se que a segunda alternativa era a verdadeira.
O encontro entre portugueses e índios também está documentado na carta escrita por Caminha. O choque cultural foi evidente. Os indígenas não reconheceram os animais que traziam os navegadores, à exceção de um papagaio que o capitão trazia consigo; ofereceram-lhes comida e vinho, os quais os índios rejeitaram. A curiosidade tocou-lhes pelos objectos não reconhecidos - como umas contas de rosário, e a surpresa dos portugueses pelos objetos reconhecidos - os metais preciosos. Fez-se curioso e absurdo aos portugueses o fato de Cabral ter vestido-se com todas as vestimentas e adornos os quais tinha direito um capitão-mor frente aos índios e estes, por sua vez, terem passado por sua frente sem diferenciá-lo dos demais tripulantes.

Os indígenas começaram a tomar conhecimento da fé dos portugueses ao assistirem a Primeira Missa, rezada por Frei Henrique de Coimbra, em um domingo, 26 de abril de 1500. Logo depois de realizada a missa, a frota de Cabral rumou para as Índias, seu objetivo final, mas enviou um dos navios de volta a Portugal com a carta de Caminha. No entanto, posteriormente, com a chegada de frotas lusitanas com o objetivo de permanecer no Brasil - e a tentativa de evangelizar os índios de fato -, os portugueses perceberam que a suposta facilidade na cristianização dos indígenas na verdade traduziu-se apenas pela curiosidade destes com os gestos e falas ritualísticos dos europeus, não havendo um real interesse na fé católica, o que forçou os missionários a repensarem seus métodos de conquista espiritual.

Detalhe da A Primeira Missa no Brasil deVictor Meirelles (1861). 
No dia 22 de Abril, de modo que não se sabe com certeza se foi acidental ou já premeditado - embora as recentes pesquisas historiográficas demonstrem que os portugueses tinham, no mínimo, alguns fortes indícios de haver terra no outro lado do Atlântico (graças à carta da viagem de Vasco da Gama) -, avistou-se terra chã, com grandes arvoredos: ao monte. Ao grande monte, Cabral batizou de Monte Pascoal e à terra deu o nome de Ilha de Vera Cruz — posto que não se pensava ser uma terra muito extensa -; depois, descobriu-se ser um continente, denominaram-na Terra de Santa Cruz (hoje Porto Seguro, no Estado brasileiro da Bahia). Aproveitando os alísios, a esquadra bordejou a costa baiana em direção ao norte, à procura de uma enseada, achada afinal pouco antes do pôr-do-sol do dia 24 de abril, em local que viria a ser chamado Baía Cabrália. Ali permaneceram até 2 de maio, quando rumaram para as Índias, cumprindo finalmente seu objetivo formal de viagem, deixando dois degredados e dois grumetes que desertaram.

FONTE: Wikipédia


NESTE DIA DE FESTA

FIZ ESTE POEMA


VAMOS À LUTA BRASIL!

Neste aniversário do Brasil
Vamos tentar extirpar
Tudo que contamina a Pátria anil
Sem motivos para lamentar.

Vamos limpar a sujeira acumulada
Por alguns que não tem educação.
Vamos Brasil, de forma equilibrada
Acabar com a incalculável destruição!

Vamos tentar implantar
Mudanças que levem ao desenvolvimento.
A cultura, a saúde e a educação vão devagar
Causando tristeza, dor e tormento.

Vamos aproveitar nossa liberdade!
Pense bem e seja razoável
Somos uma grande irmandade
Vamos vencer de forma louvável.

Ceicinha Câmara (*)





Um comentário:

  1. Olá, Ceicinha!

    Boa ideia de colocares aqui no teu blog a História do Brasil que também é a de Portugal.

    Tem uma coisa: no Splish Splash também publiquei a história, porém com outros pormenores que não ficaram registados e que eu revelo para quem quiser saber.

    Dá uma olhada no link http://splishsplashblog.blogspot.com/2010/03/tributo-roberto-carlos-armindo.html

    :)

    Abraços luso-brasileiros do
    Armindo, baptizado de Portuleiros pela galera brasuca. eheheheheh

    Ah! Gostei da foto da bandeira. Como queria uma para mim fui ao FotoMolduras.com mas não a encontrei. Sabes dizer-me onde encontrar?

    Outro abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!