NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 18 de abril de 2010

"Dia do Livro" na Escola Estadual Isabel Gondim

Encerramento das comemorações do 

"Dia do Livro" 

na Escola Estadual Isabel Gondim 

Bairro da Rocas 

Natal 

Rio Grande do Norte 

BRASIL

Buscando aproximar os alunos da educação básica ao prazer de ler obras literárias, a Escola Estadual Isabel Gondin, nas Rocas, comemorou de 13 a 17 de abril a Semana do Livro, com uma programação destinada a pais e estudantes. A proposta está incluída no Projeto Sabores da Leitura, que rendeu à instituição um dos troféus do Concurso Escolas de Leitores, promovido pelo Instituto C&A, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), com intuito de incentivar e premiar os melhores projetos de Educação do Brasil. O “Sabores da Leitura”, desenvolvido pela Escola Estadual Isabel Gondin, foi uma das cinco iniciativas do Rio Grande Norte certificadas no dia 24 de março deste ano. 
Também ocorreu ontem (17-04), a inauguração oficial da sala de "Leitura Escritora Flauzineide Moura", um espaço ambientado para promover a leitura dentro da escola. O projeto foi viabilizado pelo acompanhamento do IDE, com apoio financeiro do Instituto C&A e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, que garantiu a compra de vários materiais. Na sala há televisão, aparelho de som, estantes expositoras, almofadas, pufes, tapetes emborrachados, conjunto com computador, impressora, mesa e cadeira, além de um acervo novo com grandes obras literárias. 
Foram momentos mágicos, poéticos, fantásticos. Crianças se encantaram, adultos viraram crianças, histórias infantis foram contadas e vivenciadas com personagens que pularam dos livros e deram vida, respiraram fora das páginas, ficaram mais perto das crianças e de adultos que por alguns momentos, brincamos de roda, contracenando com os personagens. Foi maravilhoso, encantador.
A tarde foi recheada de atividades, estiveram presentes poetisas, escritoras, contadoras de histórias, técnicas em educação de nomes que contam a história do Rn e profissionais da imprensa que não podiam faltar, os mesmos foram registrar o evento. Foi uma festa constelar!
Abrilhantaram o evento: Daluzinha que abriu as atividades da tarde com contação de histórias;a escritora Elizabete Rose com a contação da história de seu livro “A Feira Livre” cujo o personagem principal narrava a história; Gilda Avelino também escritora de livro infantis, Geralda Efigênia, Zelma Furtado de Medeiros, Leda Marinho Varela, Auzhê Freitas, Vivi Viana , que recitarem seus poemas. 
A programação contou também com o discurso da professora Eleika Bezerra que cumprimentou a todos, incentivou os alunos a ler, e falou sobre a campanha que defende - A urgência de se cuidar da água potável.
FLAUZINEIDE COMENTOU EM SEU BLOG http://divulgadoraliterocultural.blogspot.com/ o seguinte: "...e todos juntos fizemos a inauguração da Sala de Leitura Flauzineide de Moura Machado, isto mesmo gente a sala de leitura ganhou meu nome e eu ganhei o carinho das crianças, abraços e parabéns de todos que estavam lá e acima de tudo ganhei a dádiva de Deus de em vida vivenciar momentos tão abençoados. Muita emoção, expectativas e muito medo de não corresponder tamanha homenagem, de não corresponder a expectativa das crianças e dos que me escolheram como patrona desta sala. Peço a Deus que me dê meios de nunca faltar com o cumprimento de meu papel, que para mim é ser presença marcante nesta escola, nesta sala, colaborando com ações e levando sempre amor, carinho, literatura, cultura e arte às crianças da E. E Izabel Gondim. Foi um momento inesquecível, ímpar."

A SEGUIR IMAGENS DO EVENTO:






Sejam Bem vindos(as) à 
Sala de Leitura da Escola 
Estadual Isabel Gondim.











Espaço da Sala de Leitura.
-----------------
Kit ambientação entregue pela SEEC à escola que é uma das contempladas pelo projeto Prazer em Ler-Escolas Leitoras, parceria formada pelo IC&A, SEEC, Secretarias dos municípios de Natal e Parnamirim e IDE. Saibam mais nos links abaixo:
http://www.claudiasantarosa.com/
http://www.ideducacao.org.br/
http://www.escolasleitoras.org.br/ 
----------------

A mosquinha voou do livro "A Feira Livre"
-Elizabete Rose, 
para contar histórias para as crianças e demais convidados.
--------------------------- 
Flauzineide e a Diretora Silvia.
------------------
A tarde inteira foi repleta de amor, abraços sorrisos e carinho. 
--------------------------
A Presidente da Academia Feminina de Letras/Rn e Presidente Fundadora do Memorial da Mulher, foi prestigiar a amiga Flauzineide, as crianças e a todos que fazem a escola. No momente fez entrega de vários livros à diretora Silvia e a equipe que administra a sala de leitura.
---------------------




Abraço de bem querer, arte e foco no futuro das crianças...
visitem:

http://daluzinhaavlis.blogspot.com/ 

-----------------------
A contadora de história Daluzinha montou um cenário e deu um show que contagiou a todos, inclusive as escritoras e professoras, que brincaram de roda com as crianças.
----------------------
A Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/RN 
Poeta e escritora Leda Marinho Varela foi presente e marcou o momento lendo sua poesia.
--------------------
A escritora e pesquisadora Zelma Furtado de Medeiros que é também Presidente da AFLRN e do Memorial da Mulher, fez entrega de livros à diretora Silvia.
---------------------

A amiga e Presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-SPVA/RN, também marcou presença e cantou com as criaças um poema de Diógenes da Cunha Lima.
-------------------
Foi uma tarde contagiante. 
Flauzineide com um grupo de alunos, 
felizes comemoram a inauguração da Sala de Leitura.
------------------
Alzenir, feliz e realizada 
( ela é uma das baluartes da equipe...) 
faz a homenagem à Flauzineide em nome da equipe.
----------------------

A professora Eleika Bezerra,
 fala às crianças da importancia da leitura 
e da urgência de se cuidar da água potável, 
campanha que ajuda a disseminar informações.
------------------------
A fala da Diretora Silvia na hora do descerramento da placa da Sala de Leitura.

O abraço parceiro de Flauzineide e Alzenir. 
----------------------
Assinatura no livro de registros dos participantes...

----------------

Convido-vos a visitarem estes blogs:
http://izabelgondim.blogspot.com/

FONTE DESTA NOTÍCIA:
FLAUZINEIDE DE MOURA MACHADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!