NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MENSAGEM DE CLEVANE, POETISA POTIGUAR RADICADA EM MINAS GERAIS



CLEVANE PESSOA ENVIOU-ME 


ESTÁ MENSAGEM POR E-MAIL 


E AQUI DIVULGO PARA VOCÊS.

Crédito: Ciléia Botelho. montagem: Masé Soares



Amigos:
Se lhes interessar, leiam a crítica literária que o jornalista  Mhário Lincoln, fez em seu Portal/Jornal virtual sobre meu livro Erotíssima :
http://www.mhariolincoln.jor.br/PortalMhário Lincoln do Brasilconvidados/literatura-2.html
Ele traça paralelos com a própria vida em S.Luiz do maranhão, por exemplo.
Gostei sobremaneira do entusiasmo do amigo  virtual, que sempre divulga meus poemas, textos em prosa, livros, eventos.
Quanto aos poemas desse meu livro mais recente, que foi lançado em fins de 2009, XIV na Bienal do Livro (Rio ), nem sempre  referem-se a vivências minhas. Muitos, são apenas inspiração mesmo e outros, do ouvido produtivo ...
Ótimo domingo, amigos.


Bom dia  !
Clevane


No anexo, fotomontagem onde Masé Soares coloca-me de chapéu, em praia nordestina. Foto tirada no dia de minha posse na AFEMIL-Belo Horizonte, aqui em casa. Crédito da foto: Ciléia Botelho(18 de novembro de 2010)


Viajarei , feliz e honrada,  de belo Horizonte a Natal, para o I Encontro de Poetas de Língua Portuguesa  (estou inscrita para debater  as mídias da Internet e a lusofonia), em dia 27/04, cujos expoentes serão os convidados João Ubaldo Ribeiro (escritor brasileiro), Prof.Carlos Reis (português) e José Eduardo Aqualusa (Angolano) .
Cumprirei um tour pelos grêmios, Academias Literárias, recitais. No dia 03 de maio, receberei a Comenda do Memorial da Mulher Potiguar, onde farei doação de livros e acervo. E, na academia de Trova do RN, receberei um novo certificado de afiliação, já que o meu, de 1968 - desde meus tempos de jovem , quando morava em Juiz de Fora e trabalhava na Gazeta Comercial de Juiz de Fora-MG) ainda ostenta a lira da logo, em outro desenho.
Será uma viagem do coração , da alma, da memória e ao encontro de minhas raízes nordestina, eu que, conforme disse ontem no recital (*) do centro Cultural padre Eustáquio, sou adotada por Minas desde a infância, mas depois morei em outros Estados, o que me faz, dados os laços da amizade, ser "de muitos brasis". Também representarei, da melhor forma que puder, as entidades às quais pertenço, levarei livros de escritores daqui e fomentarei um intercâmbio entre Nordeste, Minas Gerias e Portugal- o que já faço, amplamente em meus blogs, com outros Estados e Países, outras cidades mineiras...
Um abraço:
Clevane
(*) CCPE: Espaço muito agradável e amplo, instalado na Feira Coberta, Quando minha mostra Graal Feminino Plural foi instalada, no início deste mês, caiu uma forte chuva e de lá ligaram-me, para adiarmos meu recital. Depois, fui convidada a partilhar o concorrido Café com Poesia, com os poetas Tânia Diniz (do Jornal Mural Mulheres Emergentes), Rogério Salgado e convidados.
No sábado, poemas são colocados nos estandes (Poesia no Barbantes) e barracas, autorizados pelos autores. Mande seu poema para  "CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO" <ccpe.fmc@pbh.gov.br>
Agradeço muito a bela acolhida e apresença dos poetas e amantes da poesia, os ausentes lembrados, os presentes confraternizando. 
Depois, Graal feminino Plural (desenhos e poemas) irá para o belíssimo Centro Cultural Lagoa do Nado  (Região de Venda Nova-Belo Horizonte), com abertura  prevista para o da 06/05/2010. Na última quinta feira de maio, 27, lá estarei, no Sarau de Poesia organizado por Ricardo Evangelista, neste décimo ano de saraus-e no mês em que a poeta Sonia Stherling vai fazer poemas em outra dimensão. E declamá-los, o que ela gostava muito. Pretendo dizer um poema em sua homenagem  e pedirei um pequeno espaço para tal, no recital previsto.
No Café com Poesia, ia lembrá-la , mas ela foi muito bem lembrada por Rogério Salgado, que representou nossos sentimentos...

"Busco amigos verdadeiros , qual o mergulhador em águas profundas busca as  melhores ostras para achar a pérola. O que resta, pode ser lindo qual o abalon, o nácar, a madrepérola, mas jamais terá o mesmo valor..." Clevane Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!