NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Açorianópolis - V Encontro Colóquios da Lusofonia, este ano em Florianópolis

Florianópolis
capital do Estado brasileiro
de Santa Catarina
sediará de 5 a 9 de Abril
o 5º Encontro de Lusofonia
intitulado 

"Açorianópolis"




Os usos e as aplicações da língua portuguesa estarão em debate na 13ª edição dos Colóquios da Lusofonia, na capital do Estado brasileiro de Santa Catarina, de 5 a 9 de Abril.

Por essa trazão, o presidente da comissão executiva dos Colóquios propõe que nesses dias Florianópolis se chame Açorianópolis, tendo em vista o conteúdo dos debates programados, que sublinham a contribuição dos açorianos para o povoamento do sul do Brasil.



O encontro pretende contribuir para o levantamento de factores exógenos e endógenos que permeiam a açorianidade lusófona e criativamente questionar a influência que os factores da insularidade e do isolamento tiveram na preservação do carácter açoriano.



Debate-se também a problemática da língua portuguesa no mundo, em articulação com outras comunidades como agentes fundamentais de mudança. Além disso, há uma sessão dedicada à tradução que é também uma forma de divulgação cultural.

Os patronos do evento são o prof. Dr. Evanildo Cavalcanti Bechara, gramático da Academia Brasileira de Letras e o prof. Dr. Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências de Lisboa.



A internacionalização dos colóquios permite divulgar esta noção de lusofonia que diz respeito aos que falam, escrevem e trabalham a língua, independentemente da cor, credo, religião ou nacionalidade.

Ao fim de 12 edições (quatro nos Açores, oito em Bragança), os Colóquios já se afirmaram como uma das grandes realizações regulares relevantes sobre a lusofonia, com um variado leque de participantes de todo o mundo.


Mais informações na página oficial do evento:
http://www.lusofonias.net/



Fonte: http://culturaseafectoslusofonos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!