NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coimbra: Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências


O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) promove o Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências, que se realiza entre os dias 26 e 29 de outubro. A Sessão de abertura acontece na próxima quarta-feira, 26, às 09H0, no Auditório da Faculdade de Direito.
Este encontro é uma organização conjunta de especialistas portugueses e brasileiros e visa promover a História da Ciência na UC desde a edificação do Colégio Jesuíta, em 1547, até à altura em que se inicia o Estado Novo, em 1933. A iniciativa é, também, um momento de celebração dos 100 anos da Faculdade de Ciências de Coimbra, que resultou da fusão das Faculdades de Filosofia e Matemática, criadas pela Reforma Pombalina.
A ciência e a técnica no tempo dos Descobrimentos, o conhecimento científico nos séculos XVI e XVII, o ensino das ciências pelos Jesuítas, as ciências no Iluminismo, o desenvolvimento científico no século XIX e as ciências médico-farmacêuticas no universo lusófono são alguns dos temas a discutir neste Congresso. A História da Ciência relacionada com a Universidade de Coimbra será privilegiada, bem como as relações luso-brasileiras.
Estão confirmadas as presenças de diversas personalidades de destaque da História da Ciência, entre as quais Henrique Leitão (Universidade de Lisboa), Fernando Catroga (Universidade de Coimbra), João Lobo Antunes (Universidade de Lisboa), Jaime Benchimol (Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ), António Augusto Passos Videira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ), Ugo Baldini (Università degli Studi di Padova), Marina Massimi (Universidade de São Paulo) e Robert Halleux (Université de Liège).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!