NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 29 de outubro de 2011

Brasileira Andréa del Fuego vence Prémio Saramago


A escritora brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, é a vencedora do Prémio Literário José Saramago, no valor de 25 mil euros, com o romance "Os Malaquias", foi, esta terça-feira, anunciado na sede do Grupo BertrandCírculo, em Lisboa, pela presidente do júri, Guilhermina Gomes.

Esta é a sétima edição do galardão que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.


Além da editora Guilhermina Gomes, que presidiu o júri, este foi constituído pela escritora Nélida Piñon, a poetisa Ana Paula Tavares, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, e o escritor Vasco Graça Moura. Por escolha da presidente, integraram também o júri Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos.

Nelida Piñon salienta em ata o "inusitado vigor" da narrativa de Andréa del Fuego e considera o seu talento "talhado" para o Prémio Saramago.

"'Os Malaquias' dão-se a conhecer num intrincado jogo que a escrita controla e refaz. O resultado é misterioso mas absolutamente fascinante", afirma por seu turno a poetisa angolana Ana Paula Tavares.

Leia mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!