NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Brasil em destaque na Europália - maior bienal cultural da Europa que começa nesta quarta-feira.

Adereço indígena (Foto: © MAS Etnografische verzamelingen-Foto Hugo Maertens)
Bienal terá exposições de objetos de várias tribos indígenas como este da imagem


A cultura brasileira será destaque na Europa a partir de hoje (quarta-feira), quando começa o festival Europalia Brasil, a 23ª edição da maior bienal multidisciplinar do continente, com cerca de 500 atividades culturais na Bélgica e países vizinhos.

Até 15 de janeiro de 2012, um total de 127 concertos, 57 espetáculos de dança, 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias, todos protagonizados por brasileiros, serão oferecidos principalmente em Bruxelas, mas também em algumas cidades da França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo.

Os primeiros eventos da série de atrações - e destaques do festival - são as exposições Brasil.Brasil, com obras produzidas entre 1808 e 1950, e "Art in Brazil", que mostra peças contemporâneas, ambas no Palácio de Belas Artes de Bruxelas.

Entre os artistas destacado estão Aleijadinho, Hélio Oiticica, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral.

Em paralelo, uma exposição sobre a arquitetura de Oscar Niemeyer e Lucio Costa e sobre Roberto Burle-Marx completa o panorama sobre a identidade do país.

As raízes do Brasil são tema de duas mostras: "Índios no Brasil" reúne 300 objetos de tribos indígenas da Amazônia, como cocares, cerâmicas, máscaras e instrumentos musicais; enquanto "Terra Brasilis" mostra, através de pinturas, desenhos e gravuras, a influência recíproca entre Europa e Brasil.
Diversidade

Para traçar um quadro completo da música tradicional brasileira, Europalia incluiu no programa concertos de choro e forró, além dos ritmos mais conhecidos internacionalmente, como a MPB, a bossa nova e o samba.

A lista de artistas inclui Tom Zé, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, o grupo Uakti e a Velha Guarda da Portela.

A seleção de dança segue a mesma linha: espetáculos de maracatu, frevo, xaxado, samba de roda e capoeira serão apresentados em plena rua no centro de Bruxelas, ao lado de barracas vendendo comidas e bebidas típicas de várias regiões do Brasil.

Em paralelo, companhias de balé clássico e dança moderna e contemporânea, entre elas o Grupo Corpo e Quasar Cia. de Dança, se apresentarão em diversas salas europeias.

"Com a diversidade cultural como tema principal, Europalia Brasil deseja mostrar que não existe apenas um Brasil, mas tantos mais Brasil cuja cultura é incrivelmente rica e diversificada", explicou Pierre Alain De Smedt, comissário do festival.

O programa ainda inclui mostras retrospectivas do cinema brasileiro, com clássicos como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, eTerra em Transe, de Glauber Rocha, e ciclos dedicados a Suzana Amaral e Walter Salles.

A inauguração do festival coincide com o último dia da 5ª Cúpula UE-Brasil e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota.
A organização estima que 2 milhões de pessoas participarão nas atividades.
 
Criado em 1969, Europalia já homenageou 18 países, entre eles México, em 1993, Rússia, em 2005, China, em 2009, e se prepara para a Índia, convidado de 2013.

Leia na BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!