NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 23 de outubro de 2011

Cia Escarcéu de Teatro do Rio Grande do Norte-Brasil se apresenta no Chile.

Cia Escarcéu fará apresentação no Chile

ENCENAÇÕES NO CHILE

Por
Jornal De Fato

Em mais de vinte anos de teatro e da construção de muitos espetáculos premiados e reconhecidos em festivais pelo país, a Cia Escarcéu de Teatro agora se prepara para mostrar, pela primeira vez, o talento dos artistas do grupo fora do país.

A Cia Escarcéu participará pelo programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do III Encontro Internacional de Teatro "Achupalla" - um cerro de cultura - realizado pelo "Centro Cultural y Colectivo Teatral La Mandrágora" que acontecerá na cidade de Viña del Mar no Chile, entre os dias 7 e 14 de novembro, com os espetáculos "Bagaço do Engenho" e "Ciganos". O convite se deu através de um ex-membro da companhia que já atuou no centro cultural do Chile.

"O festival internacional de teatro Achupalla tem o objetivo de fortalecer o acesso à arte e à educação, com ênfase especial, nos setores mais carentes da sociedade", explica o foco do evento a atriz Lenilda Souza. Com a ida ao Chile, a Cia Escarcéu de Teatro levará o nome de Mossoró para fora do país, mostrando e valorizando o trabalho dos artistas. A companhia viajará dia 6 de novembro, retornando no dia 15 a Mossoró.

"Além do festival, fomos convidados a levar a apresentação para a Universidade de Viña del Mar. Esta será a primeira participação internacional da companhia completa e estamos muito ansiosos por esse momento", explica Lenilda.

Cia Escarcéu de Teatro encenando "Bagaço do Engenho"

PRODUÇÕES

A Escarcéu apresentará duas produções artísticas no encontro: Ciganos e o Bagaço do Engenho. O primeiro fala sobre a cultura de um povo rica em costumes e tradições. O segundo ressalta os valores culturais do nordeste brasileiro.

Em Bagaço do Engenho, os atores representam a continuidade e o aprofundamento de experiências estéticas construídas a partir de fragmentos de textos e de experimentos cênicos desenvolvidos pela Cia Escarcéu a partir de diversos gêneros literários como poesias, crônicas, letras de músicas de artistas nordestinos das mais variadas tendências e estilos. Nesse sentido, o espetáculo difunde obras de poetas e compositores contemporâneos, entre os quais destacasse Bráulio Tavares, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Sivuca, Luiz Ramalho, Elomar, Jatobá e Xangai. 

"Buscamos com a montagem do recital Ceno-poético Bagaço do Engenho, explorar o olhar dos autores, já mencionados, sobre o cotidiano da cultura regional do nordeste brasileiro. A apropriação temática será construída com base no hibridismo proporcionado pela junção de textos dramáticos, poemas e letras de músicas", explica a atriz Lenilda Souza. Esteticamente, o espetáculo foi construído com base na técnica corporal presente nas manifestações da cultura popular. O espetáculo "Ciganos" representa a experimentação de novos caminhos e linguagens teatrais. Segundo a companhia, a experiência surge do desejo de falar sobre uma cultura rica em costumes, crenças e tradições. O espetáculo mostra a partir de elementos cênicos a realidade de um povo nômade que caminha pelo mundo afora compartilhando experiências e conhecimentos. O texto é uma produção coletiva baseada em vivências e conhecimentos científicos.

Apresentações de rua e de palco para públicos de  todas as idades
 e a realização de oficinas de teatro para as comunidades

A ESTRELA DE CINCO PONTAS

O espetáculo Ciganos narra a viagem do povo cigano. O personagem principal Kali recebeu de sua mãe a missão de encontrar e trazer para o seu povo, a Estrela de Cinco Pontas, símbolo sagrado na cultura Cigana, mas para isso ele precisa ouvir os conselhos e seguir algumas recomendações, que ensinarão o caminho a ser percorrido e o seu destino final (Monte Anima), onde encontrará a estrela. 

Kali terá que superar obstáculos e vencer desafios, que contribuirão para o seu amadurecimento. Nesse caminho que ele trilhará até chegar ao Monte, cruzará com o Velho da Encruzilhada, Cigana Rômani, Cigana Luna e o Feiticeiro Cigano, cada um desses contribuirá através de um símbolo ou ensinamento com a sua viagem. Kali consegue chegar ao seu destino final, trazendo para o seu povo o símbolo tão desejado, a estrela de cinco pontas, e reencontra a sua amada, a Cigana Esmeralda.


...fonte...

...fotografia...
Carlos José
...fonte 2...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!