NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 22 de outubro de 2011

Brasileira "Nélida Piñon" em Lisboa para lançar livro de memórias



A escritora brasileira Nélida Piñon lança na próxima segunda-feira em Lisboa o seu livro de memórias, "Coração Andarilho".

"Sou eu, eu sou uma andarilha", disse a escritora em entrevista à Lusa em 2007, sobre esta obra, cujo texto ainda estava "polindo" na altura e que acaba de ser editada em Portugal pela Temas e Debates.

Em "Coração Andarilho", Nélida Piñon, de 74 anos -- uma das mais premiadas autoras brasileiras vivas e a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras (1996-97), instituição onde ocupa, desde 1990, a cadeira 30 --, presta homenagem aos pais, às suas origens galegas e descreve os anos de formação como escritora e mulher.

O livro percorre "uma trajetória íntima que nos leva da primeira infância, no bairro carioca de Vila Isabel, aos passeios com o avô Daniel, figura muito importante na sua vida [o seu nome é mesmo um anagrama do do avô], ou à primeira viagem à terra natal dos pais, quando escala um muro e percebe que o mundo é muito maior do que pensava e pode abarcar até um oceano", indica a editora em comunicado enviado à Lusa.

"Mais do que uma cronologia de vida - sublinha -, estamos perante uma narrativa profunda e envolvente, na qual as lembranças surgem como um jorro de memória afetiva, sem preocupação com os factos".

Leia mais na RTPNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!