NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 11 de junho de 2011

Viagem às nascentes da língua portuguesa


Pelo quarto ano consecutivo, o editor e livreiro português Victor Alegria, proprietário da editora brasiliense Thesaurus, chegou à Portugal na quarta-feira (08), acompanhado de um grupo de escritores da capital brasileira, em mais uma "Viagem às Nascentes da Língua Portuguesa".

A inciativa, lançada em 2008 por Victor Alegria, que se encontra radicado em Brasília desde 1960,  visa promover o intercâmbio entre escritores portugueses e brasileiros.

Desta vez, a viagem terá a duração de 10 dias e do grupo fazem parte os escritores brasilenses Carlos Magno de Melo, José Jerónymo Rivera, Adriana Kortlandt, Ângela Maria de Menezes Delgado, Manuel Mendes, José Santiago Naud, Edilene Gasparini Fernandes, João Alfredo Sinício, Marcos Linhares, María Cecília Costa Velho, em representação de Roldão Simas Filho, e o fotógrafo Hermínio Oliveira.

Do vasto programa da viagem fazem parte visitas a bibliotecas e livrarias, contactos com escritores e editores portugueses, participação em debates e sessões de autógrafos.

"Nestes quatro anos, uma centena de escritores brasilenses já visitaram Portugal no âmbito desta iniciativa" - disse Victor Alegria.

"O que era apenas uma viagem cultural à história e à cultura da língua portuguesa nas origens mais profundas do inconsciente colectivo, transforma-se agora num exemplo, por mais modesto que seja, de uma iniciativa cidadã, de solidariedade de pessoas, exemplo para dois povos de história comum durante séculos – Portugal e Brasil." - disse, por seu truno, o escritor Jarbas Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!