NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 18 de junho de 2011

Caderno de Danças do Alentejo foi lançado na Embaixada de Portugal em Brasília


Com o apoio da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX), foi lançado no último dia 15 de junho, às 19h30, na Embaixada de Portugal, em Brasília, o Caderno de Danças do Alentejo (Volume I), fruto de pesquisa dos professores Domingos Morais, do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Lia Marchi, da Olaria Projetos de Arte e Educação, de Curitiba (PR).

O livro apresenta o reportório de danças portuguesas da região de Castro Verde (Baixo Alentejo),  com foco  nos bailes cantados e nos bailes de mastros; e da serra de Grândola, litoral alentejano, reforçando a expressividade e complexidade das valsas mandadas.
Tudo teve início, em 2009, quando a Associação Portuguesa Pé de Xumbo convidou Lia Marchi para coordenar, em conjunto com o  professor Domingos Morais, um projeto de pesquisa sobre as danças dessa região. A investigação começou, em 2010. O resultado foi uma vasta documentação em foto, áudio e vídeo, depoimentos, bailes, festas e práticas dos repertórios locais.


O Caderno traz, ainda, partituras, esquemas coreográficos, descrições das danças e links para vídeos disponibilizados na internet que auxiliam no aprendizado dos reportórios que compõem a obra.

Lançada em Portugal, em 2010, a publicação chega agora ao Brasil numa série de lançamentos, como também a realização de oficinas de dança passando por sessões cooperativas com projetos sociais e exibições de vídeos em universidades.

Segundo Lia, o repertório que compõe o livro mostra a riqueza e a alegria das danças tradicionais, "e nas oficinas os participantes experimentam dançar em grupo, aos pares e, quando vemos, o baile já está pronto."

Em 2006, Lia publicou o livro Tocadores Portugal- Brasil: sons em movimento, que aborda relações da música tradicional entre os dois países, sob a orientação do professor Domingos que, em sua segunda vinda ao Brasil, se apresenta com a viola portuguesa.

Sobre os autores:

Domingos Morais – Músico, professor da Escola Superior de Teatro e Cinema do IELT/Universidade Nova de Lisboa e do Conselho Internacional da Dança; consultor da Fundação Calouste Gulbekian para projetos de desenvolvimento curricular. Autor de livros, artigos, programas e filmes sobre educação artística, etnomusicologia e desenvolvimento curricular e de música para cinema, teatro e televisão.

Lia Marchi – atriz, diretora artística, pesquisadora e produtora. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, em 1997. Coordena o projeto Tocadores, que documenta e divulga as tradições musicais populares. Fundou em 1999 a produtora cultural Olaria Projetos de Arte e Educação, da qual é diretora Artística.
Endereço da Embaixada de Portugal:
Setor de Embaixadas Sul, Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2. Telefone: (61) 3032.9600.

Realização: Associação para a Promoção da Música e Dança Pé de Xumbo e Olaria Projetos de Arte e Educação

Leia aqui

Um comentário:

  1. Oi Ceicinha...
    estou aquí no seu blog viu, adorei parabéns

    abraço

    Edinete

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!