NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brasil presente no X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas


A 10.ª edição do Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) decorrerá na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, entre 18 e 23 de julho, estando prevista a participação de mais de 350 investigadores provenientes de 117 universidades.

Este congresso, cuja comissão de honra é presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, chega à Universidade do Algarve depois de já ter passado por universidades como Poitiers, Leeds, Coimbra, Hamburgo, Oxford, Rio de Janeiro, Brown, Santiago de Compostela e Madeira.

Do vasto programa destes cinco dias de congresso, fazem parte comunicações sobre literatura portuguesa, literatura brasileira e literatura africana de língua portuguesa, abordando a obra de escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Eça de Queirós, Lobo Antunes, Gabriela Llansol, Abel Botelho, Guimarães Rosa, Nélida Piñon, Graciliano Ramos e José Eduardo Agualusa.

Quinze comunicações sobre o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, integram também este encontro. A linguística estará igualmente em destaque, assim como sessões dedicadas ao teatro, ao cinema, à música, à comunicação social e às relações entre a arte e a sociedade, num total de 325 comunicações.

A organização salienta ainda a apresentação de cerca de uma dezena de livros e a realização de duas mesas redondas, sendo a primeira moderada pelo escritor galego Carlos Quiroga, contando com as presenças de Ana Paula Tavares (Angola), Germano Almeida (Cabo Verde), Lídia Jorge e Nuno Júdice (Portugal) e Márcio Souza (Brasil) e a segunda, moderada por Onésimo Teotónio Almeida, com as participações dos investigadores Benjamin Abdala Jr. e Gilberto Mendonça Teles (Brasil), Francisco Noa (Moçambique), Fernando Cristóvão e Arnaldo Saraiva (Portugal).

Leia no Diarionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!