NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 11 de junho de 2011

Livro sobre investimentos brasileiros em Portugal lançado hoje em Lisboa.


                     
O economista Cristiano Cechella apresenta hoje em Lisboa, o livro "A globalização e a internacionalização das empresas brasileiras em Portugal". A divulgação da obra, editada pela Principia, será na Fnac do Chiado, na capital portuguesa, a partir das 15h. A apresentação estará a cargo de Tomaz Ponce Dentinho.

Em entrevista, , o autor sublinhou que a tendência da informação económica sobre os dois países "é altamente positiva".

Em que medida o trabalho que agora lança se diferencia de anteriores investigações sobre as relações económicas luso-brasileiras?

Este é o primeiro livro que trata dos investimentos das empresas brasileiras em Portugal. Também é o primeiro livro no mundo sobre a internacionalização das empresas brasileiras em um país em particular. E Portugal é o primeiro! Neste sentido, é realizado um profundo estudo sobre 27 factores que descrevem o actual perfil dos investimentos das empresas brasileiras em Portugal  

Em particular, podemos destacar benefícios para Portugal e Brasil, impacto no desenvolvimento regional, estudo de casos, factores de competitividade, retorno sobre o investimento, a importância da geografia económica, e muito mais, sob a base das teorias e estudos sobre as motivações de investir no exterior, da evolução do investimento estrangeiro no mundo desde o século XIX, da ascensão dos países emergentes, em especial os BRICs, do novo estágio do Brasil como investidor internacional, e a economia portuguesa, a sua evolução e um estudo comparativo entre as motivações para investir das empresas brasileiras e as italianas, americanas, espanholas, alemãs e japonesas.

Qual é a grande conclusão que se pode tirar da sua pesquisa?
Em termos pessoais, a grande conclusão que chego é que não importa a empresa, se é pública, privada, nacional ou estrangeira, que potencializará o bem-estar das populações, e sim as acções de um e de outro, tendo em vista o bem comum. Também chego à conclusão de que o Brasil chegou à sua maturidade na economia, através de empresas de ponta nas mais variados sectores da economia, e a internacionalização é um reflexo disso, mas com desafios importantes para manter o bom rumo. Sublinho ainda a capacidade empreendedora do povo.

O Brasil foi o pais com maior capacidade empreendedora dentre os países do G-20 em 2010, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, o que no estudo do livro reflecte, por exemplo, na facto de a grande maioria de empresas que se internacionalizaram por Portugal serem pequenas e médias empresas. Realço ainda a importância da afinidade cultural como dinamizadora dos investimentos bilaterais, não sendo um fim em si mesma, bem como o enorme potencial que há em Portugal e na sua população, o que fica claro no livro.

Saiba mais 
O livro nasceu a partir da tese de doutoramento de Cristiano Cechella, economista que se formou pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, e que tem estudado as relações económicas luso-brasileiras.

Leia mais no Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!