NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 24 de junho de 2011

UMA BELA CRÔNICA SOBRE O SÃO JOÃO DA ELIANA PEREIRA, FILHA DO ESCRITOR CEARAMIRINENSE NILO PEREIRA. BOA LEITURA!

TAL E QUAL MINHA AMIGA ELIANA, VIVI O MEU SÃO JOÃO SEM CANJICA, SEM FOGUEIRA, FOGOS DE ARTIFÍCIOS, SEM FORRÓS... TUDO O QUE NOSSO NORDESTE BRASILEIRO NOS OFERECE NESTE MÊS DE JUNHO. AQUI EM PORTUGAL COMEMORA-SE DE UMA FORMA BEM DIFERENTE! AS QUADRILHAS? AQUI SÃO MARCHAS. FESTAS JUNINAS? AQUI EM PORTUGAL SÃO CONHECIDAS PELO NOME "SANTOS POPULARES". A TRADIÇÃO DE COMEMORAR O DIA DE SÃO JOÃO NO BRASIL FOI LEVADA PELOS PORTUGUESES, E LOGO FOI INSERIDA AOS COSTUMES DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS. PRONTO, FALEI UM POUCO SOBRE ESTE ASSUNTO! RISOS... ATÉ QUE ME LEMBRO DE ALGUMAS COISAS! E SINTO SAUDADES DESTAS FESTAS! LEIA A CRÔNICA DA MINHA AMIGA ELIANA, QUE VOCÊ VAI PERCEBER ESTE MEU SAUDOSISMO! E NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO! BJIM... (Ceicinha Câmara).

************************


De livre e espontânea vontade, passei a noite de São João em casa. Já havia me distraído muito durante o dia, e a noite, como referi, não fiz nenhuma saída.
Pensem vocês que os tempos melhores, os mais alegres, aqueles em que minha mãezinha participava, com vulcão, bichas de rodeio, traques de massa, bombinhas e outros mais, ficaram no tempo, guardados na caixinha das boas recordações...as outras já voaram alto.
A infância passou e os dias da adolescência deixaram poucas recordações desses tempos. Foram momentos bem aproveitados, mas esquecidos sem muito o que lembrar, posto que a minha vida deu um giro de 360 graus.... vocês devem conhecer as voltas que o mundo dá.
Vieram outras épocas, que sumiram no tempo , sem deixarem resquícios.
A prole jovem aproveita para curtir o moderno São João , que não pertence mais à metrópole. Os interiores, ou quase, tomaram conta da festa e os melhores shows constituem a maravilha da festa junina.
Penso que, agora, a festa é quase dos jovens. Que os mais energizados , embora maduros, ainda rodopiem à vontade. São desejos que não devem ser recalcados e muito menos deixados ocultos, por força da idade, que não impede o indivíduo de ser feliz.
Para mim, ontem, o dia foi suficiente. As conversas roladas entre os meus queridos cunhados valeram por tudo. Rir e não ter medo foram o meu lema.
As fogueiras desapareceram, para mim, diante do quadro sofrido de uma mãe querida, que tanto me amou.
PARA EU SER FELIZ, PRECISO QUE OS MEUS TAMBÉM SEJAM.
O São João vai indo embora um tanto depressa. A espera é tão curtida, que não deixa o verdadeiro tempo parecer mais prolongado. Que vocês não deem espaço à melancolia. As festa andam....
Ao lado disso, vou seguindo o meu outro lado. Presenteada agora, leio , ao mesmo tempo,como fazia o meu pai, os segredos da Dieta Ortomolecular e, para variar, a Biografia de Oscar Wilde . E aí vai, logo logo, o meu talento, se é que tenho, em forma de textos, socializando tudo que li.
Acho que papai deixou mesmo para mim e outros descendentes o dom do intelecto, presente noite e dia e dia e noite.
Não viajei, como planejei, mas venho aproveitando o São João da forma que quis. Isso me leva ao gozo de um prazer tão grande , que melhor que tudo, estou bem. E hajam passeios. Deus dos céus!
Imaginem, apenas, que com canjica ou sem canjica , vivi o MEU SÃO JOÃO!!!

ELIANA PEREIRA
Psicóloga
Recife-Pernambuco
VISITE O BLOGUE DA ELIANA AQUI!

Um comentário:

  1. Ceicinha,
    Ler a crônica da escritora Eliana Pereira, filha do saudoso Prof. Nilo Pereira, é encantador.
    Você é mestra em anteceder os textos. Excelente.
    Nota dez para ambas.
    Prof. Antônio de Pádua/RGN

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!