NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 19 de junho de 2011

Roteiros em Lisboa e muito mais...


As inúmeras maneiras de se preparar o bacalhau, o tradicional arroz de pato e os tentadores doces à base de ovos fazem parte do roteiro turístico da capital portuguesa. Nele, também estão incluídas visitas a museus e bairros históricos. Mas esses não são os programas que mais chamam a atenção de outro tipo de visitante, às vezes bem mais exigente: as crianças.

Não importa quantas vezes o destino tenha sido Portugal, viajar com elas significa dar novos contornos e conferir programação diferente na cidade. E a terra dos alfacinhas – como os próprios lisboetas se denominam – está repleta de opções para os pimpolhos.
Uma das mais cobiçadas é o Oceanário, no Parque das Nações.  Foi construído para a Expo 98, evento que modernizou a parte oriental da cidade. A atração reúne, num aquário de 5 mil m3 e sete metros de profundidade, mais de 100 espécies diferentes. É possível ver tubarões, o bacalhau vivo e raias, entre outros. Graças às enormes paredes de vidro, a sensação é a de estar dentro do oceano. Além disso, o local conta com quatro habitats marinhos, do Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico. As lontras e os pinguins são diversão garantida.

Outra atração é o charmoso Jardim Zoológico de Lisboa, que data de 1884. Há opções para todos os gostos: macacos, tigres, golfinhos, leões-marinhos, cangurus e urso panda. Espécies raras, como o tigre branco, também podem ser vistas. O zoológico oferece aos visitantes a possibilidade de ver tudo do alto, por meio de um teleférico. .

Um pouco de história

Um passeio imperdível é o Castelo de São Jorge. Para as crianças, é a oportunidade de andar em muralhas e ver a cidade pelas fendas das torres do monumento. É uma das vistas mais lindas de Lisboa.

O “elétrico 28” é tão famoso que deu origem a um livro, repleto de fotos da cidade e com o mesmo título. Trata-se de uma das principais atrações locais, que percorre bairros históricos, passando por mirantes, conventos e igrejas.

E, como a história de Portugal é também a do Brasil, não há nada como visitar monumentos imponentes como a Torre de Belém, local de onde saíam as embarcações das grandes navegações dos descobrimentos. Do outro lado da rua estão o Mosteiro dos Jerónimos e a fábrica de pastéis de Belém, sempre com fornadas quentinhas para serem degustadas.


Arredores

Para quem plretenda prolongar a estadia, há inúmeros destinos interessantes a poucas horas de carro de Lisboa. No livro 1001 lugares para conhecer antes de morrer, a autora e jornalistaPatricia Shultz cita Óbidos, uma vila inteira murada que guarda séculos de memória. O que um dia foi o destino preferido de descanso de Dom João IV, Dom Pedro II e Dona Maria I, é hoje um charmoso sítio histórico, que abriga, entre monumentos, modernos cafés e lojas.
Mas, se o tempo for curto, uma das atrações mais próximas de Lisboa – a cerca de 30 minutos de carro é o Palácio de Queluz, local de veraneio de Dona Maria I e Dom Pedro III. O luxo das salas, os móveis da época, a sala de despacho e a carruagem são espaços imperdíveis.

Se a viagem for no verão, é possível ainda conhecer o litoral português. Próximo a Lisboa, ficam as praias da Costa da Caparicae os tradicionais balneários de Cascais e Estoril.

Para mais informações, consulte:
http://www.visitportugal.com/
http://www.visitlisboa.com/
 http://www.oceanario.pt/
http://www.pnqueluzimc-ip.pt/
http://www.zoo.pt/

Leia  mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!