NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 27 de abril de 2010

Encontro de Escritores de Língua Portuguesa-Natal-RN

CLEVANE PESSOA 


ENVIOU-ME ESTÁ MENSAGEM.

É COM IMENSO PRAZER 

QUE DIVULGO-A!  








Fotos acima: do lindo e centenário patrimônio Histórico Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN, onde se dará o evento lusófono, o Primeiro promovido pela Prefeitura da capital potiguar, com parceira de várias instituições culturais.
Confiora.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do inBrasCi
Vice Diretora do UIMEL
Pesquisadora do MUNAP.


Tenho o prazer e a honra de ser um dos escritores convidados para um encontro lusófono, em Natal, após o qual, cumprirei , em maio, algumas ações de posse e receberei a comenda do Memorial da Mulher Potiguar, onde deixarei meu livros. Também levarei livros de outros autores para doar, por exemplo: "Objetivo Indefinido" de Maria Moreira, que prefaciei e a antologia "Nós da Poesia", organizado pela Jornalista Brenda mais, Presidente do IMEL(Instituto Imersão Latina). Por esses dias, passei e-mail oferecendo aos autores, a possibilidade de levar seus livros. Outra atividade que toca-me a alma, será retornar à cidade onde nasci e da qual saí recém nascida, São José de Mipibu, onde doarei livros para a Biblioteca Pública. Ainda não tenho essa programação e assim que chegar, publicarei.
Viajarei dia 27.

Eis as informações:

1-Informativo da prefeitura de natal (
http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-2956.html):

Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal será lançado segunda-feira

Na próxima segunda-feira (26), a Prefeitura do Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que estão promovendo o I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), receberão a imprensa e convidados para apresentar a programação do evento. O café da manhã será às 9h, no Hotel Pestana.

Além da prefeita Micarla de Sousa e do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, estarão presentes Rui Lourido (Coordenador Cultural da UCCLA), Carlos Marques (Presidente da LisNatal), os escritores Carlos Reis (Portugal) e Luis Cardoso Takas (Timor Leste), escritores e jornalistas aqui do Rio Grande do Norte.

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, Natal será palco de um
grande fórum literário, com a realização do I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal, que trará para a capital potiguar grandes escritores da língua portuguesa. A proposta do encontro é provocar discussões, debates e interpretações das identidades literárias contemporâneas, além de promover o intercâmbio entre os escritores de países dos cinco continentes cuja língua oficial ou dominante é o português.

O EELP será no Teatro Alberto Maranhão e
será centrado em três temas: “Literatura Lusófona: Elo entre continentes e culturas”, que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; (dia 28/04 às 15h30); “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, que terá como conferencista o escritor brasileiro, João Ubaldo Ribeiro; (dia 29/04 - às 15h); “Os desafios das novas tecnologias na literatura” cujo conferencista será o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, (dia 30/04 - às 15h).

Além dos conferencistas,
vários outros escritores participarão do encontro como convidados especiais, entre eles, os escritores brasileiros:
Edivaldo Boaventura (BA),
Pedro Bandeira (CE),
Clevani Pessoa de Araujo (MG)(*),
Jorge Salomão (RJ),
Tarcisio Gurgel (RN),
Lívio Oliveira (RN),
Diógenes da Cunha Lima (RN), Eduardo Gosson (RN),
Pablo Capistrano (RN),
Antônio Capistrano (RN),
Zelma Furtado (RN),
Ângela Almeida (RN)
e Cleber Camargo (MG);

O escritor angolano Ndalu Almeida Ondjaki,
os escritores de Guiné Bissau Helder Vaz, Filomena Embalo e Filinto Barros;

Os escritores de Cabo Verde Daniel Eurícles Rodrigues Spínola, Américo Silva e Jose Luiz Tavares;
O escritor português Fernando Pinto Amaral;
o de Moçambique Suleimane Cassamo;
a escritora de São Tomé e Príncipe Inocência Mata,
e o escritor do Timor Leste Luís Cardoso Takas.

Ainda são presenças confirmadas os jornalistas:
José Carlos Vasconcelos (Portugal) - Jornal de Letras e Revista Visão (parceria da Veja);
Antonio Manuel Monteiro (Cabo Verde) - Expresso das Ilhas, suplemento do semanário Sol;
Ana Sousa Dias (Portugal) - Lusa Agencia Noticiosa;
Manuel Rodrigues Vaz (Angola/Portugal);
Isabel Coutinho (Portugal) Jornal O Público;
Paulo Markun (SP) - TV Cultura;
Sergio Vilar (RN);
Vicente Serejo (RN);
Alex Medeiros (RN).

O I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) ainda conta com a participação dos representantes:

Gabriela Gambi do Ministério da Cultura;
Adriano Jordão do Instituto Camões;
Miguel Anacoreta Correia e Rui Lourido da UCCLA;

Margarida Gualdapi e Carlos Marques representando da LisNatal, além da Academia Norte Riograndense de Letras, União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte e Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte. "



(*)Clevane



O informativo TRIBUNA DO NORTE comunica ( http://tribunadonorte.com.br/noticia/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-vai-reunir-grandes-escritores-em-natal/145093 ) :



"Encontro de Escritores de Língua Portuguesa vai reunir grandes escritores em Natal
Publicação: 08 de Abril de 2010 às 11:52imprimir comentar enviar por e-email enviar erros compartilhar tamanho do texto A+ A-
O português é falado por 4% dos seis bilhões de habitantes da população mundial. É a quinta língua mais falada na terra e a terceira mais falada no mundo ocidental, com grandes possibilidades de alcançar um patamar de língua comercial equivalente ao do francês e do italiano. O recente acordo ortográfico acatado pela maioria dos países de língua portuguesa está promovendo a padronização e o fortalecimento da língua.

Diante desta realidade, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA e a Prefeitura Municipal do Natal irão promover o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos cinco continentes.
O Encontro será dias 28, 29 e 30 de abril no Teatro Alberto Maranhão e será centrado em três temas:

- Literatura Lusófonas: elo entre continentes e culturas – que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

- Cosmopolismo, expressões populares e globalização – terá como conferencista o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro;

- Os desafios das novas tecnologias na literatura – cujo conferencista será o escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Além da presença dos conferencistas, vários outros escritores participarão do encontro como convidados especiais, como os angolanos Ndalu Almeida (Ondjaki) e Luandino Vieira; os brasileiros Edivaldo Boaventura, Diógenes da Cunha Lima, Tarcísio Gurgel, Pablo Capistrano e Lísio Oliveira; e os portugueses José Manuel Mendes, Julieta Monjinho e Fernando Pinto do Amaral.

Todos os escritores cadastrados na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) estão recebendo, via e-mail, o convite e a ficha de inscrição do encontro. Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com os organizadores através do endereço eletrônico:
eelp@natal.rn.gov.br.

* Fonte: Funcarte.



O local escolhido é uma construção centenária, tombada pelo PHA do RN :

"O Teatro Alberto Maranhão é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século passado, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da platéia. Sua construção teve início em 1898, obedecendo planta do engenheiro José de Berredo, no Governo Ferreira Chaves, sob a direção do Major Theodósio Paiva.
Restauração de 1959/1960.


Em 1910, o Teatro Carlos Gomes, como era chamado àquela época, conservava a forma de chalé, com 18,30 metros de largura por 78,60 de extensão, tendo três portas e uma escultura de Mathurin Moreau, denominada “arte”, encimando a fachada. No segundo Governo de Alberto Maranhão, o Teatro sofreu nova reforma, ganhando um pavimento superior, portões e grades de ferro vindas da França (Fundição Val de Osnes), assim como os balcões e obras de arte na fachada. A Gran-Campañia Española de Zarzuela, Opera y Opereta Pablo López reinaugurou o teatro no dia 19 de julho de 1912 com a opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.

Em 1957, sendo o Teatro da municipalidade, o Prefeito de Natal, Djalma Maranhão, mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em 1959 teve nova reforma, sendo reaberto em 24 de março de 1960. Em 1977, o Teatro foi equipado com ar condicionado central.

A Fundação José Augusto, iniciou uma nova reforma em junho de 1988, incluindo camarins, salão nobre, jardim, platéia e palco, buscando restaurá-lo sob supervisão técnica da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado."

SERVIÇO:

Teatro Alberto Maranhão. Praça Augusto Severo, S/N – Ribeira – Natal-RN – CEP. 59.012-380.
Fone: (84) 222-3669 / 611-1942 – FAX (84) 211-0232


"Busco amigos verdadeiros , qual o mergulhador em águas profundas, busca a melhores ostras para achar a pérola.O que resta, pode ser lindo qual o abalon, o nácar, a madrepérola, mas jamais terá o mesmo valor..." Clevane Pessoa

Um comentário:

  1. Olá! Gostaria de saber o mês do 1º encontro de escritores de língua Portuguesa que ocorreu em Portugal. Obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!