Na última Quarta-feira (28-04),
foi aberto no Teatro
Alberto Maranhão
o I Encontro de Escritores
da Língua Portuguesa de Natal,
Rio Grande do Norte
Com o Teatro Alberto Maranhão completamente lotado, assim foi selado a união linguística entre: BRASIL, ANGOLA, GUINÉ-BISSAU, MOÇAMBIQUE, CABO VERDE, PORTUGAL, TIMOR LESTE, E SÃO TOMÉ, neste grande evento que foi oficialmente aberto pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa e o presidente da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Miguel Anacoreta.
A JOVEM E CULTA PREFEITA DE NATAL - MICARLA DE SOUZA-
E O SECRETÁRIO GERAL DO UCCLA - MIGUEL ANACORETA.

Foto: Lúcia Helena Pereira
O professor catedrático português, Carlos Reis foi o indicado para falar sobre o tema de arranque, "Literaturas Lusófonas, elo entre continentes e culturas" (28-04). O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, foi escolhido para falar sobre "Cosmopolitismo, expressões populares e globalização" (29-04). E angolano José Eduardo Agualusa, foi indicado para falar sobre "Os desafios das novas tecnologias na literatura".
"A lusofonia tem no Brasil a sua força motriz e Natal dá o ponta-pé inicial para esta discussão”, assim disse o secretário geral da União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA), Miguel Anacoreta.
Jornalistas de veículos de comunicação de Portugal e de outros países de língua portuguesa estão na capital potiguar registrando este encontro.
Presente na França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola, Moçambique, África do Sul e Austrália, a SIC Internacional – empresa de comunicação sediada em Portugal – fechou acordo com a organização do evento para exibir um link sonoro ao vivo durante a programação dos três dias do Encontro para todas as afiliadas da emissora.
A RTP Internacional – também sediada em Portugal – solicitou à TV Ponta Negra fitas Betacam Digital com reportagens e entrevistas do encontro para serem editadas e exibidas na RTP África e na RTP Internacional. A RTP Portugal ainda estuda a possibilidade de exibir imagens do EELP durante a sua programação.
Afora o alcance internacional idealizado e conseguido pelo evento, também com manchetes publicadas em jornais de Angola e Portugal, a mídia nacional também noticiou o EELP mesmo antes da solenidade de inauguração. Um dos maiores portais de notícia do Brasil – o site Uol – e a revista Época publicaram matérias a respeito do evento.
FONTE:
MESMO DISTANTE
ESTOU LIGADA NESTE EVENTO
TÃO IMPORTANTE
E ENALTECEDOR PARA A CULTURA
NORTE - RIOGRANDENSE