NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 11 de março de 2012

TROVAS DO POETA "PEDRO ORNELLAS".

[Pedro+moldura.jpg]
Pedro Ornellas (Nome artístico de Pedro Augusto de Ornellas) é um poeta, compositor e cantor de música caipira, nascido em Marialva, estado do Paraná, em 1952, e radicado na cidade de São Paulo.

Lá tem forno de tijolo,
tem fubá pra fazê bolo,
tem arroz doce, canjica...
lá tem grama tiririca...
na baixada tem neblina,
lá se bebe água da mina
que a gente apara na bica!
(Pedro Ornellas)

Tem no pé fruta fresquinha,
tem gabiroba, tem pinha,
tem mixirica, mamão...
tem melancia, pinhão,
laranja-lima, pitanga;
tem caqui, banana, manga,
jabuticaba e melão!
(Pedro Ornellas)

Tem torradô de café,
tem tomém bicho de pé,
jogo de truco e de maia...
botina, chapéu de paia...
tem monjolo, tem pilão,
tem festa, tem mutirão
e amigo bom que não faia!
(Pedro Ornellas)

Tem numa lasca do rancho
lampião suspenso num gancho,
sanfoneiro de respeito
marcando um xote a seu jeito...
E lembrando a mocidade
tem uma baita sodade
escrafunchando em meu peito!
(Pedro Ornellas)

No quintá um poço raso
Onde nasceu pur acaso
Certa feita um pé de ipê
Tão bonito como quê...
E uma istória interessante
Numa estrofe mais adiante
Eu vô contá pra vancê!
(Pedro Ornellas)

E tem mais: lá tem viola,
que no ponteio consola
as mágoas do sofredô...
e um pé de ipê, seu dotô,
que dexa na primavera
o teiado da tapera
atapetado de frô!
(Pedro Ornellas)

Tem no meu peito de ausente
uma sodade insistente
que me estraçaia e me corta...
pur isso é que sem revorta
carrego a roça no peito
pru módi tê desse jeito
tudo o que eu tive de vorta!
(Pedro Ornellas)

Tem nas lembranças do ausente
uma saudade insistente
que corta igual canivete...
no peito, pintando o sete,
inspira versos e rimas
verdadeiras obras-primas
que a gente vê na Internet!
(Pedro Ornellas)

Imagens: do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!