NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ferreira Gullar vence primeira edição do Prêmio Moacyr Scliar - BRASIL


O Prêmio Moacyr Scliar, que homenageia o escritor gaúcho falecido em fevereiro de 2011, tem como objetivo contemplar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil.


Brasília – O poeta Ferreira Gullar, por sua obra Em Alguma Parte Alguma, foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Moacyr Scliar, criado pelo governo gaúcho e concedido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) do Rio Grande do Sul.

A cerimônia de premiação será na próxima quinta-feira (29), às 18h30, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro. O evento terá as presenças do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do secretário de Cultura do estado, Luiz Antonio de Assis Brasil, e do presidente da FBN, Galeno Amorim.

O Prêmio Moacyr Scliar, que homenageia o escritor gaúcho falecido em fevereiro de 2011, tem como objetivo contemplar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil, em língua portuguesa, de 1º de janeiro a 31 de dezembro dos dois anos anteriores à cada premiação. O escritor escolhido recebe R$ 150 mil e a editora, R$ 30 mil. O livro vencedor terá direito ainda a uma edição especial de 5 mil exemplares, que serão distribuídos nas bibliotecas públicas e pontos de cultura do Rio Grande do Sul.

A primeira edição do prêmio é dedicada à poesia. Segundo o IEL, as categorias poesia e conto foram privilegiadas em vista da grande quantidade de prêmios já instituídos para a categoria romance. A cada edição, uma das duas categorias será contemplada, de forma alternada.

Nascido em 1930, em São Luiz (MA), Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira, é poeta, ensaísta, crítico de arte, autor teatral e tradutor. Em 1959, foi um dos fundadores do movimento neoconcretista. Com 17 livros de poesia publicados, recebeu diversos prêmios, entre eles o Camões, em 1910, e o Jabuti, no ano passado. As informações são da ABr.

FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!