NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 19 de novembro de 2011

"O SILÊNCIO" - Homenagem ao Lúcio Som de Denilson Venâncio


Na noite de 17 de novembro de 2011, se calou a voz mais bonita que já ecoou nas ruas e logradouros de Ceará-Mirim/RN.
A voz que me refiro é aquela voz que conclamava toda a população ir a até as Cacimbas, receber o Mestre Capuchinho (Frei Damião), que nos emocionava nas festas religiosas e procissões da Padroeira Imaculada Conceição lendo demonstrações de amor, carinho e devoção a Nossa Senhora.
Foi essa mesma voz que nas escolhas do lideres políticos, fez história com seus jargões que se transformavam em verdadeiras orações populares, quando anunciava a vitoriosa campanha eleitoral da Rapadura contra saudoso Betinho Dantas, bradando a chegada do “Vento Forte”, que transformava o tempo e trazia alegria, que ostentava do “rolo compressor” que quase convencia o povo a desistir caminhar com o “velho e amigo de fé e irmão camarada” Roberto Varela, abrilhantou, cantou e encantou a população com o fausto alegre do 45, nas vitoriosas campanhas da Ex-Prefeita Dona Ednólia Melo”, emocionou o “mar Vermelho”, afirmando “É eleeeee, o Negão de tirar o chapéu”, se referindo carinhosamente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Antônio Peixoto . Pois é, quem não lembra?
Com a grandiosa dádiva recebida através do Onipotente, chegou ele a ser Locutor Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, acompanhando aquele Grande Homem do Mundo Politico deste Estado, que ele para o povo chamava de : “O Baixinho Invocado”, ou seja, o Ex-Senador Geraldo Melo . 
Cotidianamente ouvíamos sua voz, informando promoções de Supermercados e Mercadinhos desta urbe.
Falar desta Voz que a morte calou, verdadeiramente é reescrever história de todos nós que crescemos ouvindo-a, sempre através daquele tom vocal aveludado e forte, que sabia fazer acreditar, rir, debochar com a classe de um irônico e sarcástico Gentleman com seus jargões e “tiradas” improvisadas, que conduzia o sentido da audição dos que os conheceram e ouviram à crer, rir, chorar e “balançar o esqueleto”, impulsionando nossa mente, nosso intelecto e nosso corpo pelas palavras por ele propagadas.
Acredito que cada um de nós têm algum próximo, querido ou um familiar falecido que teve as pompas fúnebres por aquela saudosa voz anunciada. 
Hoje no dia em que nos despedimos de você, sem sua voz, mas, sempre representado na lembrança não somente do grande profissional que fostes , mas também no Caríssimo Amigo que a mim e a muitos outros simbolizavas, resta-nos agora apenas o silêncio nas ruas e nos nossos corações enlutados, sem aquele “desmantelo desmantelado”, apenas a saudade daquele que sempre iremos chamar de a maior voz de Ceará-Mirim/RN ou quiçá do RN chamado LÚCIO SOM.
Abraços saudosos. Um dia nos encontraremos para festejarmos toda força e alegria que sempre te iluminou. Que o manto de Nossa Senhora seja seu cobertor.
Ceará-Mirim/RN, 18 de novembro de 2011.



DENILSON VENÂNCIO RODRIGUES
Advogado
De Ceará-Mirim/RN

***********************

CEARÁ-MIRIM ESTÁ DE LUTO


O comunicador cearamirinense Manoel Lúcio Lustosa (Lúcio Som), faleceu na noite desta quinta feira, 17/NOV, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal/RN.
Lúcio foi vítima de um infarto, após ser atendido inicialmente no Hospital Percílio Alves, em Ceará-Mirim, com pressão arterial elevada.

Lúcio Som participou de várias campanhas eleitorais como locutor-animador. Era possuidor de uma voz marcante e inconfundível.

Tinha alguns bordões peculiares e inesquecíveis, como “desmantelo desmantelado”, “vamos se arrochar”, “é o mundo todo” e tantos outros que estão gravados na memória dos cearamirinenses.

Lúcio fez várias campanhas do Ex-senador Geraldo Melo e de outros políticos de Ceará-Mirim. Ele também foi locutor do ex-presidente José Sarney, em algumas regiões do País.

Profissional do microfone desde os áureos tempos do Cine Paroquial e das memoráveis campanhas políticas em Ceará-Mirim e no Rio Grande do Norte. Possui um estúdio de gravação com o que há de mais moderno em tecnologia, contribuindo assim para fortalecer agências, emissoras de rádio e TV do nosso estado. Suas unidades de publicidade volante seguem as normas legais e há anos fazem parte da paisagem do Ceará-Mirim: informando, divulgando e prestando serviços. Acompanhou por diversas vezes com seu carro de som  a entrada do saudoso missionário Frei Damião em nossa cidade.  Lúcio é um dos comunicadores pioneiros da extinta Rádio Novos Tempos onde apresentou durante muito tempo o programa vespertino Alta Temperatura. Chegou posteriormente ao cargo de Diretor da emissora. É torcedor do Flamengo no Rio de Janeiro e América de Natal. Seu cantor preferido: Roberto Carlos. 

O sepultamento de Lúcio Som ocorreu hoje em Ceará-Mirim.

Confira algumas imagens deste meu conterrâneo:

Lúcio recebendo do organizador do Tributo a
Roberto Carlos, Eliel Silva, o troféu Calhambeque
Cinema Paroquial, administrado por Lúcio Som nos anos 70.
Em frente, um dos carros de som do Lúcio.
Lúcio Som comanda a solenidade de premiação da 
26ª Corrida Ciclística 21 de Abril, em Ceará-Mirim/RN
Lúcio Som, foi um dos homenageados no  7º Tributo a
Roberto Carlos. Impossibilitado de comparecer ao evento, 

recebeu em seu estúdio de gravação, a visita dos organizadores
do evento que fizeram a entrega do troféu e de um pequeno
documentário sobre todos os profissionais da
comunicação cearamirinense.
 

UMA DAS FRASES CÉLEBRE DO LÚCIO SOM É ESTA:
"Sou filho de Deus 
e irmão de Jesus. É o fraco!!!"

QUE O SEU IRMÃO "JESUS" O ACOMPANHE ATÉ OS BRAÇOS DO NOSSO SENHOR "DEUS", MEU AMIGO!

3 comentários:

  1. Olá, Ceicinha. Nāo conheci o locutor homenageado nesse texto. Mas certamente ele foi täo grande quanto aos tb ceamirinenses Aécio Emerenciano e Marcos Brandão, esse último o entrevistado do mês do jornal Zona Sul http://zonasulnatal.blogspot.com/2011/11/entrevista-marcos-brandao.html

    ResponderExcluir
  2. A infância e a velhice parece tão distantes,mas são tão próximas. Num instante perecemos ETERNOS, no outro, uma página na história.LÚCIO;insubstituível.

    ResponderExcluir
  3. Deixo aqui o meu sincero persa,com muita tristeza por o senhor Lucio ,nao cheguei a conhece-lo mais minha grande anmiga MARCIA LUSTOSA sempre passava o mais extraordinario que era seu pai ,passei a gosta mesmo sem nunca te visto mas estar na minha memoria sua foto que sempre dou de cara quando chego a casa da minha amiga ,QUE DEUS esteja ao seu alcance, que a luz do senhor esteja te guiando nessa passagem,eu creio,apesar de toda tristeza no momento nós acreditamos na vida eterna... francy

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!