NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 27 de novembro de 2011

Literatura de Viagens encerra programação do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa 2011, em Natal/RN-Brasil


Com a palestra “Literatura de Viagens”, o escritor angolano Manuel Rui, ex-Reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, foi o palestrante desta sexta-feira (25), dia que se encerrou a programação II do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa (EELP) na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

A palestra deu ensejo a uma reflexão sobre crónicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, feitas por meio dos livros.
Foi mediador o professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Márcio de Lima Dantas.

Interviram os escritores
Ana Maria Cascudo Barreto, Viagens literárias de Câmara Cascudo (Academia Norte-rio-grandense de Letras); Carlos Francisco Moura (escritor de Macau); Diógenes da Cunha Lima, Natal: Biografia de Uma Cidade (presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras); Domingos Landim de Barros, O Contributo do Fenómeno Viagem para a Literatura de um Povo Ilhéu (escritor caboverdiano, Praia) e E. S. Tagino (António José da Costa Neves), Almada: Um Itinerário Literário, Pessoal e Transmissível (escritor português).

Afora estes intelectuais, também participaram
Jin Guo Ping (historiador e tradutor chinês), Rui Lourido (historiador português) e Wu Zhiliang (historiador, Macau), A Viagem – Paradigma do Encontro: Percepções Portuguesas e Chinesas sobre Macau/China e o Brasil (Macau, China); Luíza Maria Nobrega, Os Lusíadas (escritora brasileira); Márcio de Lima Dantas, Nízia Floresta e a Literatura de Viagens (escritor potiguar), Mário Ivo Cavalcante, A viagem Literária no Rio Grande do Norte (jornalista potiguar); Mário Máximo, As Viagens Essenciais ou o Itinerário Interior de Toda a Viagem (escritor português, Odivelas) e Pedro Rosa Mendes, Viajar e Escrever pelas Lusofonias “malaias” (escritor português).

O encerramento do II EELP aconteceu ao fim da tarde e
contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa. Ainda houve a apresentação de um Bailado Popular.

Durante três dias, o Encontro de Escritores congregou intelectuais e representantes de nove países. A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), contou com o apoio da Prefeitura de Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!