NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Circuito de Teatro em Português realiza-se em São Paulo-Brasil até dia 20/NOV/2011


As diferentes formas de se falar a língua portuguesa em todo o mundo estão em destaque  nos palcos paulistanos. Desde o passado dia 4 e até 20 de Novembro - domingo - treze companhias teatrais, de oito países que falam português e também da região espanhola da Galícia,  apresentam-se gratuitamente nos teatros de São Paulo, no sexto Circuito de Teatro em Português.

“O Circuito de Teatro surgiu das colaborações de intercâmbio entre o Brasil e Portugal, com a ideia de juntar os oito países de língua portuguesa. Este ano, tivemos a felicidade de conseguir reunir desses oito países e mais um grupo especial, da Galícia , onde está a raiz de nossa língua, o galego”, explicou Creusa Borges, organizadora do evento e diretora artística do grupo Dragão 7, que desenvolve projetos de intercâmbio com países de língua portuguesa.

Durante o circuito, serão apresentados 39 espetáculos de cinco companhias teatrais da África (Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde), de uma companhia do Sul da Ásia (Timor Leste), de cinco de Portugal, de uma do Brasil (do estado do Piauí) e de uma companhia da Galícia.

“Começamos levando espetáculos daqui para Portugal e para a África. Agora, já estamos fazendo coproduções. Estamos integrando artistas brasileiros nas peças. Isso facilita o intercâmbio, a vinda desses grupos ao Brasil e a integração artística, promovendo o desenvolvimento e formação dos artistas e troca de informações”, disse Creusa.

Segundo ela, um dos pontos importantes do circuito é a observação das semelhanças e diferenças culturais entre os países, que se traduzem no palco. “Embora todos falem português, o sentido da língua muda com a cultura local. Essa é a riqueza . Teremos nove sotaques do português durante 13 dias de apresentações em São Paulo”, ressaltou a diretora artística.

As peças são ecléticas, sem um tema em comum, variando de comédias a tragicomédias. “O acesso aos espetáculos é total e irrestrito, sem burocracia. Só precisa chegar à bilheteria uma hora antes”, explicou Creusa.

Além das peças, haverá também oficinas. Em uma delas, que será ministrada pelo diretor Rui Madeira, serão escolhidos dois atores para fazer parte de um espetáculo que a Companhia Teatral de Braga (Portugal) vai montar em 2012, quando se comemora o ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

Os espetáculos são apresentados nos teatros Cacilda Becker, João Caetano e Zanoni Ferrite e, depois, vão seguir para algumas cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo. A intenção é que a partir de 2013 o circuito seja também levado para os outros países de língua portuguesa.

Mais informações sobre as oficinas e a programação do circuito podem ser encontradas no sitewww.circuitodeteatroportugues.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!