NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 13 de novembro de 2011

Lançamento do “Cananeia, O Primeiro Povoado do Brasil” de Ídolo de Carvalho, em São Paulo


No próximo dia 25 de novembro, o investigador brasileiro Ídolo de Carvalho  lança o seu livro “Cananeia, O Primeiro Povoado do Brasil – A Saga do Bacharel, A Verdadeira História”.

De acordo com o escritor, o livro apresenta a realidade despida de glamour, diferente daquela contida nos livros didáticos, defendendo a primazia de ter sido Cananeia e não São Vicente, o primeiro povoado do Brasil.

“Hoje as pessoas não têm a mínima noção do que era viajar em rumo duvidoso num primitivo barco de madeira movido à vela."

O livro retrata a verdadeira história da cidade de Cananéia, sua colonização e a real história do Bacharel de Cananéia, Mestre Cosme Fernandes, um dos grandes precursores da colonização portuguesa no Brasil.

Para o autor, “se a ‘certidão de nascimento’ do Brasil é a carta de Caminha, de Porto Seguro; o berço é Maratayama, de Cananeia, e está devidamente registado na gravação do mármore da laje existente no monumento Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, às margens do Tejo, perto da Torre de Belém.

A partir de notícias esparsas, traços que a historiografia nos legou, este livro reconstrói a vida de um personagem meio humano, meio mito, membro da elite do país mais avançado do seu tempo, que foi conduzido à força para o Brasil, como degredado.

A sua extraordinária importância deve-se ao facto de ter sido ele o primeiro colonizador e iniciado a primeira povoação do Brasil. Exatamente por ser um caso singularíssimo, ou seja, um bacharel condenado ao degredo, é que seu rasto na história pôde ser seguido.”


Lançamento do livro “Cananeia, O Primeiro Povoado do Brasil – A Saga do Bacharel, a Verdadeira História”
Data: 25 de Novembro de 2011
Horário: 20 horas
Local: Kurt Kaffee – Avenida Beira Mar, Centro, Cananéia/São Paulo.

Um comentário:

  1. Fiquei com literalmente com água na boca. No íntimo eu já desejava um livro que proporcionasse a instigante aventura ao nosso Brasil primitivo. Na ótica de um escritor investigativo que busque despir a história e revelar a nudez do Brasil.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!