NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 8 de novembro de 2011

80 anos do poeta brasileiro "Augusto de Campos" no Europália em Bruxelas

Augusto de Campos foi homenageado no
Festival Internacional de Artes da Europa

Por Patrícia Saldanha*

Festival celebra 80 anos de Augusto de Campos 
com Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto

Europalia - Brasil 2011. Em comemoração ao aniversário de 80 anos do poeta, o Ministério da Cultura (MinC) e a Embaixada do Brasil na Bélgica promoveram, nesta segunda-feira (07-11-2011), em Bruxelas, um sarau literário com as poesias de Augusto de Campos e uma mesa-redonda para debater as suas obras.

O sarau foi realizado na prefeitura de Bruxelas (Grand Place), a partir das 20h. Além do próprio poeta, o evento contou com a participação dos compositores e poetas Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Cid Campos e do filósofo e escritor Antônio Cícero, que declamaram poemas de Augusto de Campos.

Amanhã (quarta-feira), dia 9, na sede da embaixada brasileira, será realizada uma mesa-redonda para debater a obra do poeta. Haverá, também, o lançamento de uma coletânea dos melhores trechos da poesia de Augusto de Campos, traduzidos para o holandês e o francês.


Augusto de Campos, 1957
Poesia Concreta

Augusto de Campos nasceu em São Paulo, em 1931. Ele e o irmão, Haroldo de Campos, foram os fundadores do movimento estético/literário Poesia Concreta, ou Concretismo, no país. Em 1952, lançou a Revista Noigrandes, que introduziu os textos do concretismo pela primeira vez no Brasil. Augusto de Campos utilizava a tipografia, as cores, as formas geométricas, o áudio, e nos últimos anos, as novas mídias, para expressar e divulgar poesia. Ele é também advogado, crítico de música e de literatura e publicitário.

Paulatinamente, o poeta foi acrescentando novas técnicas a sua obra. Inicialmente trabalhava com variações tipográficas e elementos formais para diferenciar os seus versos. A partir dos anos 80 começa a experimentar novas tecnologias, tais como o uso de painéis publicitários elétricos, textos vídeos, neons, hologramas, lasers, musicais, cds, entre outras coisas. Seu videoclipe Pulsar (1984), com a música de Caetano Veloso, é um dos exemplos mais conhecideos de sua obra, realizado em um computador de alta resolução.


*Assessora de Comunicação do Minc

Um comentário:

  1. Olá, como está?

    Depois de muitas tarefas,
    eis que começo a ter tempo para visitar os amigos!

    Bjss

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!