NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 26 de março de 2014

Conferência “Arquivos e Difusão Cultural: boas práticas”, em Vila do Bispo-Portugal.


No próximo dia 5 de abril, o Centro de Interpretação de Vila do Bispo recebe a conferência “Arquivos e Difusão Cultural: boas práticas”.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Entre Arquivos”, e pretende trazer ao Algarve, até ao fim do ano, diversos especialistas na área da arquivística.

A conferência irá ter como base a investigação realizada no âmbito da dissertação de mestrado, “A difusão Cultural no Arquivo Nacional e Arquivos Distritais Portugueses” (Universidade de Évora, 2012), onde é apresentada uma reflexão sobre o enquadramento teórico das atividades e produtos de âmbito cultural da iniciativa dos Arquivos, assim como algumas reflexões e boas práticas associadas à conceção e produção dos mesmos.

A Dra. Marta Nogueira é licenciada em História (1999) com Curso de Especialização em Ciências Documentais nas variantes de Arquivo (2001) e Documentação e Biblioteca (2004) pela Universidade de Lisboa, com Pós - Graduação em Imagem e Comunicação em Bibliotecas e Centros de Documentação pela Facultad Latinoamerica de Ciencias Sociales (2007) e Mestre em Ciências da Informação e da Documentação (2012) pela Universidade de Évora com a dissertação A difusão cultural no Arquivo Nacional e Arquivos distritais portugueses: exposições documentais (1990-2009).
Foi bolseira do programa de investigação integrada da UL no âmbito do projeto Memória Contemporânea da Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa (1998-2001) e bolseira FCT no projeto Fontes Documentais II da extinta Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas (2002-2005).

Desde 2005 que desempenha funções como técnica superior no Departamento de Documentação da Reitoria da Universidade de Lisboa e desde 2010 exerce funções de Coordenadora de Direção Intermédia de 3.º grau no Núcleo do Arquivo e Expediente da Área de Documentação, Arquivo e Expediente dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa.
É investigadora colaboradora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da mesma Universidade (CLEPUL).
Autora do projeto Imagens de arquivos, projeto que consiste na conceção e produção de exposições e produtos associados tendo por tema os arquivos e o seu potencial estético (2004- 2009).
“Entre Arquivos é um projeto que está a cargo de Nelson Vaquinhas, bolseiro da FCT e arquivista do Município de Loulé, Marisa Caixas, do Serviço de Gestão Documental do Centro Hospitalar do Algarve e Helena Vinagre, arquivista do Município de Olhão. O Projeto conta com a chancela da Universidade de Évora e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Mensalmente, ao sábado, irão decorrer conferências em vários locais da região algarvia.

FONTE DESTA NOTÍCIA: Site Autárquico de Vila do Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!