NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

POETAS DEL MUNDO GANHA PRAÇA PÚBLICA NO CHILE

Em Los Vilos/Chile, é inaugurada a 1ª praça "Poetas del Mundo".

CHILE - Los Vilos: O prefeito da comuna de Los Vilos, Manuel Julio Marcarian, juntamente com o secretário-geral e fundador dos poetas do mundo, Luis Arias Manzo, descobriu a placa que testemunha o nome deste novo espaço público balnario Choapa
Foi um ato onde as emoções estiveram a flor da pela, pois juntamente com a atividade da delegação dos "Poetas del Mundo" comemorou o 40 º aniversário do golpe, enquadrado em uma data fatídica para o prefeito da comunidade, cujo pai, Manuel Marcarian Jamet, foi um dos 15 políticos executados da denominada "Caravana da Morte".

Foi precisamente um 16 de outubro de 1973, esse pai de polícia foi levado da prisão pública de La Serena para efetuar-se juntamente com os detidos para o Regimento de Arica, onde foram torturados e brutalmente assassinados.

"É estranho, este dia é para mim é um dia de reflexão, de muita privacidade e hoje recebi presentes pela primeira vez, a verdade é que estou muito satisfeito com este gesto, do Conselho Municipal contribuir para a grandeza da cultura em toda sua expressão, que esperamos será refletida neste espaço que agora se abre para a arte em todas as suas manifestações", disse o prefeito Manuel Marcarian.

Enquanto isso, Luis Arias Manzo, salientou a unidade dos povos, o que levou este movimento a se tornar um dos maiores do planeta.

"Eu também sabia sobre essa experiência desde que paguei com o exílio a infâmia daqueles que mostrou o poder. (Vi) também companheiros caindo, mas, enfim, eu nunca imaginei que depois disso seria capaz de levantar suas vozes e chegar ao mundo através da palavra. Com esta ferramenta simples, hoje dizemos que os poetas têm muito a dizer nesse mundo convulsionado por guerras e desigualdade. "Nós amamos a paz, tolerância e, acima de tudo, o direito de viver em harmonia com a natureza", disse Arias Manzo.

A nova "Praça Poetas del Mundo" é o primeiro espaço público que é estabelecido no Chile e é uma homenagem ao incansável trabalho de escritores de todo o mundo a desenvolver pela construção de um mundo melhor.


Em breve será instalada uma placa com o nome dos poetas que foram protagonistas deste evento histórico:
Luis Arias Manzo: fundador - secretário-geral de poetas do mundo (Chile)
Magali Gómez Sepúlveda: Secretário-geral adjunto (Colômbia)
David Altamirano Hernández: Cônsul quarta região (Chile)
Kiuder Yero Torres: Secretário Nacional (Cuba)
Zélia Balbina Ferreira: Cônsul no estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Robert Hurtado: Poeta do mundo (México)
Martha Urquizo: Poeta do mundo (Uruguai)
Yuricel Moreno Zaldivar (Cuba)
David Altamirano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!