NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Africano "Ondjaki" recebe Prêmio Literário José Saramago 2013.

Ficheiro:Ondjaki (2012).JPG
Imagem do Wikimedia Commons
O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, venceu com o romance “Os transparentes”, o Prêmio José Saramago 2013, levando o valor de 25 mil euros. A distinção foi anunciada no mesmo dia em que foi publicado o seu novo livro, “Uma escuridão bonita”, com ilustrações de António Jorge Gonçalves, em 05 de novembro. É também o segundo galardão que o escritor recebe este ano, depois do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil.

Esta é a oitava edição do galardão, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biênio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.

Fez o secundário em Angola e no dia do prêmio afirmou agradecimento aos seus professores de português.

Ondjaki afirmou-se com “dúvidas e anseios em relação ao nosso momento histórico atual”, mas procura “alimentar todos os dias uma esperança”, de uma Angola mais justa. “Este prêmio não é meu. Este prêmio é de Angola”, rematou.

“Seremos um país melhor quando as pessoas puderem expor e debater as suas convicções ainda com mais liberdade e conforto. Tenho o orgulho de pertencer a um país onde os jovens pensam, refletem e chegam às suas próprias conclusões”, disse.
Ondjaki, de 36 anos, é o primeiro angolano a receber este galardão, instituído há 15 anos pela Fundação Círculo de Leitores, visando distinguir e incentivar jovens escritores de língua portuguesa.
Criador multidisciplinar, expôs em Luanda, Lisboa e Salvador da Bahia/Brasil, fez teatro e filmou documentário. "Actu Sanguíneu", foi o seu primeiro livro e "Bom dia Camaradas" o primeiro romance numa obra de êxitos. Em 2007, teve o Grande Prêmio APE para Contos e em 2008 o "Grinzane for Africa Prize-Young Writer". 

Em Outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prémio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance Avó Dezanove e o Segredo do Soviético. O Jabuti é um dos mais importantes prémios literários brasileiros atribuído em 21 categorias. Atualmente, mora no Brasil, no Rio de Janeiro.

Informações transcritas do Wikipédia e Mundo Lusíada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!