Fórum Futuro da Língua Portuguesa, ocorreu no dia 29 outubro 2013 em Lisboa. |
Organizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, pela CPLP e pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa, em cooperação com quatro universidades portuguesas, a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial decorreu de 29 a 31 na Universidade de Lisboa.
“A Língua Portuguesa é hoje uma das mais influentes do mundo, com tendência para reforçar a sua posição na sociedade de conhecimento, enquanto idioma de ciência e de cultura. E com tendência também para o crescimento dos seus falantes, tanto os nacionais como os das suas diásporas, bem como estrangeiros”, afirmou o Ministro português dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, na sessão de abertura da 2ª conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa.
Entre os países que estão aprendendo a Língua Portuguesa fora da Europa, cita África Austral, América do Sul, Rússia e China países onde o interesse tem sido cada vez maior pelo estudo. Citou ainda que a língua portuguesa é a 6ª mais falada do mundo; a 3ª língua europeia de expressão global; o 1º idioma do hemisfério sul; os 250 milhões de falantes representam cerca de 3,7% da população mundial; os 8 países membros da CPLP representam 4,3% do PIB mundial e são responsáveis por 2% do comércio internacional.
Mais detalhes AQUI, no Mundo Lusíada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será bem vindo!