Pedro Simões a participar no 2º SARAU DO REENCONTRO, em Ceará-Mirim/RN. Imagem de: Ceicinha Câmara. |
Como membro correspondente em Portugal, da ACLA - Academia Cearamirinense de Letras e Artes, a mediadora deste blogue comunica o falecimento do presidente desta academia: PEDRO SIMÕES NETO, ocorrido dia 01 de fevereiro, na cidade de Natal/RN - Brasil, lamentando a sua partida para a Casa do Pai, após uma longa enfermidade.
Pedro Simões era natural do Rio de Janeiro, "adotando e sendo adotado" ainda criança, pela cidade de Ceará-Mirim/RN. Advogado, professor, escritor e ex-secretário da Segurança Pública do Estado Rio Grande do Norte, foi secretário durante o Governo Geraldo Melo (1987-1990).
Fora professor dos cursos de direito da Universidade Federal do RN (UFRN) e Universidade Potiguar (UnP), além de enveredar pelo campo da literatura, com trabalhos publicados que vão de temas como o direito ao espiritualismo.
Nos últimos anos adotou uma reclusão que oscilava entre Natal e uma chácara em Macaíba.
Homem de larga cultura, era considerado o maior contratualista do Rio Grande do Norte, respeitado nacionalmente.
Pedro Simões Neto era aquele modelo intelectual completo: grande leitor, escritor, editor e articulador da Cultura. No seu dinamismo, fundou a Academia Cearamirinense de Letras e Artes – ACLA, apresentando ao Poder Público municipal um Plano de Cultura e Turismo.
Foi agraciado com o Titulo de Cidadão Natalense, em 19 de outubro de 2011, no auditório da Fundação Capitania das Artes, em Natal/RN.
Na sua alocução de agradecimento pela honraria que lhe foi outorgado como "Cidadão de Natal", Pedro Simões confessou que preferiu não recorrer à segurança formal do discurso escrito, previamente racionalizado e estruturado, para deixar falar livremente as vozes do coração e das memórias de vida vivida e sentida e, como brilhante orador de improviso, Pedro Simões fez um resumo emocionalmente contagioso da história de suas origens e raízes, desde Aracaju, Rio de Janeiro, Bahia, até Ceará-Mirim, o vale encantado, onde chegou aos cinco anos, com seus pais: Dr. Percilio Alves, médico, sua mãe Dona Esmeralda e a única Irmã: Joventina Simões, também, como ele, advogada. (Transcrito do blogue: Culturas e Afetos lusófonos) |
O sepultamento de Pedro Simões realizou-se no sábado (02), às 10h, no Cemitério Santa Águeda de Ceará-Mirim.
NOTA DA MEDIADORA: Meus votos de pesar aos familiares: Jailza Simões (esposa), Luciana, Frederico, Bianca, Amanda, Milena, Maria e Pedrito (filhos) e Joventina Simões (irmã). Que Deus os conforte! O nosso PEDRO SIMÕES apenas deslizou através da cortina que fecha a visão para o mundo e deixou para trás o corpo fadigado. Esta fazendo uma longa viajem através da eternidade. Participou da escola da vida terrena, aprendeu lições especiais necessárias para sua evolução espiritual. A partir de agora, ele estará conosco, sob forma diferente, vocês só precisam ter fé para senti-lo em vossas vidas, dando-lhes conforto, consolo... para preencher o vazio que estão a sentir. (CEICINHA CÂMARA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será bem vindo!