NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DIA DE NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO - PADROEIRA DE CEARÁ-MIRIM/RN-BRASIL


Ceará-Mirim tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Os festejos são realizados todos os anos no período de 28 de novembro a 08 de dezembro. Uma extensa programação marca o evento. Na parte religiosa: alvoradas, caminhadas penitenciais, ofício da Imaculada Conceição, Sacramentos, Celebrações Eucarísticas, o novenário com pregações de sacerdotes convidados, missa solene geralmente celebrada pelo Arcebispo e a concorridíssima procissão no dia 8 de dezembro com a imagem da padroeira percorrendo diversas ruas, acompanhada por milhares de fiéis da cidade, zona rural, municípios vizinhos e visitantes de várias partes do Estado e do país.
Os festejos sócio-culturais são realizados após as novenas. Nos últimos anos,  além das  quermesses com comidas típicas, apresentações folclóricas e de artistas da terra, dos leilões de garrotes, a paróquia realiza  festival de prêmios (estilo bingos), sorteando dentre outros,  um automóvel zero quilômetro, arrecadando assim,  fundos para manutenção  do suntuoso templo de Nossa Senhora da Conceição, um dos maiores do RN.
A paróquia de Ceará-Mirim é considerada uma das mais católicas, das quase 70 que compõem a Arquidiocese de Natal.  Tem como pároco, há mais de meio século,  o Monsenhor Rui Miranda (com 83 anos de idade) e vigário paroquial, mais recente,  Padre Bianor. (Edvaldo Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!