NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Especial "Dia das Mães" com Sâmya Rafaela na Pizzaria Fornalha em Ceará-Mirim/RN-Brasil

POETISA "LÚCIA HELENA" COM LIVRO NO PRELO SOBRE O TIO-AVÔ: JUVENAL ANTUNES

JUVENAL ANTUNES: SUA VIDA, SUAS OBRAS, 

SEU GRANDE AMOR E SUA MORTE

- LÚCIA HELENA PEREIRA -





LÚCIA HELENA PEREIRA

ESCRITORA DO PAÍS DA INFÂNCIA EM CEARÁ-MIRIM, TEM NO PRELO, UM NOVO LIVRO SOBRE O TIO-AVÔ: JUVENAL ANTUNES DE OLIVEIRA. 
O LIVRO TEM O RECHEIO FANTÁSTICO DO HUMOR E DA BELA VERVE POÉTICA DO AUTOR DOS SEIS ELOGIOS, INCLUSIVE, O ELOGIO DA PREGUIÇA, QUE O "PRÍNCIPE DOS POETAS ACREANOS" - JUVENAL, CUMPRINDO BOA PARTE DO SEU DESTINO POÉTICO, COM BELEZA LITERÁRIA E SUA IRREVERÊNCIA, MUITAS VEZES DILATADA DA ALMA INQUIETA, PRODUZIU, AO LONGO DA SUA CURTA EXISTÊNCIA, A MAIS VIVA E REDIVIVA HISTÓRIA DE AMOR, CONTADA EM SONETOS E CARTAS. E A SOBRINHA-NETA VEM A PÚBLICO, DIVIDIR AS PERIPÉCIAS DO BOÊMIO E POETA, COM NOVOS SONETOS EXTRAÍDOS DOS MANUSCRITOS DEIXADOS PELA IRMÃ DO POETA, ESCRITORA MARIA MADALENA ANTUNES PEREIRA, A SINHÁ-MOÇA DO OITEIRO.
 O LIVRO ENCONTRA-SE AOS CUIDADOS DE UM DIAGRAMADOR DE EXCELENTE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA, PARA, EM BREVE, FIGURAR DO ACERVO DA LITERATURA POTIGUAR. 
ISAURA ROSADO MAIA - ESCRITORA DO RN - FARÁ A SÍNTESE BIOGRÁFICA DE LÚCIA HELENA, A QUEM ACOMPANHA DESDE QUE A MESMA LANÇOU A "BREVE COLETÂNEA DE JUVENAL ANTUNES - 1998". UMA BIOGRAFIA À GUISA DE APRESENTAÇÃO DA AUTORA NA ABERTURA DO LIVRO. 
O PREFÁCIO VEM DAS MÃOS DA NETA DA POETISA ANA LIMA - VIOLANTE PIMENTEL - (QUE ESCREVE COM A ALMA, OS OLHOS E O CORAÇÃO, ALÉM DA LÁGRIMA VERTENDO DOS SEUS OLHOS SENSÍVEIS).
 A APRESENTAÇÃO DO LIVRO TEM OS FILIGRANAS DO OURO LITERÁRIO DE ANNA MARIA CASCUDO BARRETO, FILHA DO IMORTAL LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, QUE PRIVOU DA AMIZADE E ADMIRAÇÃO DO ENTÃO JOVEM - JUVENAL ANTUNES. E UM RIQUÍSSIMO DEPOIMENTO DO ESCRITOR E SENHOR DE ENGENHO - EDUARDO HENRIQUE GOMES DE CARVALHO. 
VAMOS AGUARDAR O PRECIOSO LIVRO DE LÚCIA HELENA, AINDA ESTE ANO. 

***********************************************

 (Release de William Gomes - escritor capixaba radicado em Senford/EUA e um dos correspondentes de Lúcia Helena.)

FONTE: e-mail enviado por Lúcia Helena


sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONFERÊNCIA e DEBATE na sede do MIL neste sábado


16h - DEBATE: "Como seremos um País economicamente viável?"
Com Carlos Vargas e Sandro Mendonça

18h - CONFERÊNCIA: "Filosofia Clínica"
Com Lúcio Packter

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ISAQUE GALVÃO EM SHOW ACÚSTICO HOJE NO NATAL SHOPPING/RN - BRASIL

PORTO, CAPITAL DO NORTE DE PORTUGAL, ESCOLHIDA COMO "MELHOR DESTINO EUROPEU DE 2012"


O Porto foi eleito 'Melhor destino Europeu' numa competição online onde participaram outras 19 cidades europeias, entre as quais Lisboa, oitava classificada

A cidade do Porto foi, hoje, distinguida pela European Consumers Choice como o 'Melhor Destino Europeu 2012', após três semanas de concurso online que contou com a participação de mais de 212 mil votantes.

A Invicta foi escolhida entre outras 19 cidades europeias, seguida como melhores destinos para férias por Dubrovnik, Viena, Praga, Bruxelas, Berlim, Budapeste, Lisboa, Florença e Edimburgo

FONTE: LUSOTUR

terça-feira, 24 de abril de 2012

Programação do MILNorte para este 25 de abril, feriado em Portugal




1) 13h - Primeiro almoço de confraternização dos amigos do MILNorte, com a presença do Presidente do MIL, Renato Epifânio.
O almoço será realizado na Casa Luso Angolana - CLA – Associação Lusófona (http://casalusoangolana.blogspot.pt/), no seu Café designado por Coala. A casa Luso Angolana situa-se na Praça das Flores3/23, loja 11, Porto ( o café é praticamente ao lado) .

Como proposta de ementa para o almoço os nossos amigos Angolanos sugerem o seguinte:

Entradas: Churrasco tipo angolano, Azeitonas e Batatas Fritas;

Prato: Cachupa, que é um prato muito apreciado em Angola. 

ter mais informações sobre este prato em:


Para quem não quiser este prato é só dizer com antecedência pois é possível realizar-se outro alternativo.

Sobremesa: Será ainda decidida mas andará pelo tradicional.
O preço será de € 12 (sem bebidas).
Bebidas: Caso escolham vinho, este será o Vinho da Casa, que é da zona da Régua (portanto, Douro) e o preço por garrafa será de aproximadamente € 3,50.


2) 14h45min – Apresentação do nº9 da Revista Nova Águia (http://novaaguia.blogspot.pt/) cujo tema principal é “Nos 100 anos da Renascença Portuguesa como será Portugal daqui a 100 anos?” seguida de debate;

3) 15h45min - Momento de poesia Lusófona (Angolana e Portuguesa);
4) 16h00min - 8ª reunião de trabalho do MIL Norte.

Para se inscrever: milnorte@movimentolusofono.org

27 DE ABRIL GRANDE DIA DO "ENTRE O AZUL E O INFINITO" DO ESCRITOR E POETA EDUARDO GOSSON PRESIDENTE DA UBE-RN


C O N V I T E

O 1º Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/RN, escritor Jurandyr Navarro da Costa, convida Vossa Senhoria e família para o lançamento do livro ENTRE O AZUL E O INFINITO do confrade EDUARDO GOSSON, vol.2, da Coleção Antonio Pinto de Medeiros, selo editorial Nave da Palavra.

Local: Academia Norte-Rio-Grandense de Letras - ANL
Rua Mipibu, 443 - Petrópolis.
Data: 27 de Abril de 2012 (sexta-feira) 
Hora: 18h

EDUARDO GOSSON

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cantora Potiguar "Swellen Pimentel" lança CD em Natal/RN - Brasil.


Confira algumas músicas da Swellen nos Sounds abaixo. Para ouvir, desligue o som do I-pod que se encontra no lado direito deste blogue, por favor!

Orquestra Sinfônica do RN faz seu primeiro concerto de 2012 no TAM de Natal/RN - Brasil



Na próxima terça-feira, 24, o Teatro Alberto Maranhão será palco do primeiro concerto oficial de 2012 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). A apresentação, com inicio às 20h e entrada gratuita, contará com as participações especiais do Coral Canto do Povo e, na regência, do renomado maestro Nelson Melin. Durante a apresentação serão orquestradas a 6ª Sinfonia de Beethoven e peças de Heitor Villa-Lobos. Já na quarta-feira, 25, às 9h, o maestro Melin fará um concerto didático para as escolas.

“A Secultrn sempre teve uma perspectiva de que a OSRN apresente o seu melhor para a população do Rio Grande do Norte. No ano passado, infelizmente, tivemos apenas três Concertos Oficiais. Este ano, atendemos às reivindicações dos músicos, tanto da Orquestra quanto do Coral Canto do Povo, mudamos a direção musical, dentre outras medidas. E agora a OSRN se apresenta com seu primeiro maestro convidado. Ganham os músicos com a evidência de seu talento, ganha a população norte-rio-grandense. E que venham muitos concertos de agora em diante”, disse a secretária Isaura Rosado.

A apresentação se dividirá em dois momentos, começando com a apresentação de três peças pelo Coral Canto do Povo, regido por seu maestro Janilson Batista, cantando músicas, inclusive de Luiz Gonzaga; e, num segundo momento a OSRN se apresentará com a regência de Nelson Melin. Durante o espetáculo o público se deleitará com a apresentação da 6ª Sinfonia de Beethoven e , num encaixe perfeito de tema, com peças do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A peça de Ludwig van Beethoven é também conhecida como “Sinfonia Pastoral”, se divide em cinco andamentos e descreve a sensação experimentada em ambientes rurais, sendo uma das obras mais conhecida mundialmente do compositor alemão. Já Villa-Lobos é conhecido mundialmente como um revolucionário, responsável pelo rompimento da música acadêmica no Brasil e a descoberta de uma linguagem musical peculiarmente brasileira. Sua genialidade foi expressa em peças influenciadas por suas viagens ao interior do Brasil, que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

O maestro convidado Nelson Melin é conhecido nacionalmente pela sua qualidade musical e por ter trabalhado com grandes nomes da música brasileira, entre eles Bibi Ferreira, a quem ele acompanha desde 1983, sendo diretor musical, maestro e pianista de suas peças, entre elas as famosas “Bibi canta e conta Piaf” e “Bibi vive Amália”, nas quais regeu as Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Durante sua passagem por Natal, o maestro regerá, na terça-feira, o retorno da OSRN em 2012 e, na quarta-feira, também no TAM, fará um concerto didático para as escolas, onde passará para os alunos um pouco da sua bagagem musical e apresentará o fascinante mundo da música clássica aos iniciantes, tendo ele já ganho o Prêmio Mambembe por composições de peças teatrais infantis.

Para mais informações entrar em contato com o diretor musical da OSRN, Luis Antônio de Paiva – 84 9112-3512.

Sugestão de entrevistas com o maestro Nelson Melin e músicos da OSRN:
Dia 23 – segunda-feira, a partir das 14h na sala de ensaios no Teatro Alberto Maranhão.

Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 / 8137 2047
siga-nos no twitter: @secultrn

domingo, 22 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA PARÓQUIA DE VILA DO BISPO - PORTUGAL. CONFIRA!

Maria Modelo de Santidade

Todos os Dias Terço, nas 3 Igrejas Paroquias, às 

21h.
Vigília de Oração, dia 1 de Maio, em VB, às 21h.

Bênção das Famílias, dia 15 de Maio, em Sagres, às 21h.


Procissões: 

* 5 de Maio, Sagres, às 21h; 

* 12 de Maio, VB, 
às 21h; 

* 13 de Maio, Hortas do Tabual, às 21h; 

* 27 de 
Maio, Raposeira, às 21h.

Intenções de cada dia:



1 - Crianças 
2 - Famílias sem filhos 
3 - G.N.R. 
4 - Pais
5 - Pescadores 
6 - Mães 
7 - Doentes 
8 - Catequistas 
9 - Desempregados 
10 - Famílias monoparentais 
11 - Avós 
12 - Bombeiros 
13 - Pelos que não crêem em Maria 
14 - Idosos 
15 - Família 
16 - Seminário 
17 - Órfãos 
18 - Estudantes 
19 - Bispo 
20 - Famílias que perderam os filhos 
21 - Jovens 
22 - Pároco 
23 - Defuntos 
24 - Famílias de acolhimento 
25 - Governantes
26 - Famílias desavindas 
27 - RVBS Paróquias 
28 - Papa Bento XVI 
29 - Paz 
30 - Abandonados 
31 - Famílias numero
sas

sábado, 21 de abril de 2012

Conterrâneo "ADEMAR MACEDO" e suas "MENSAGENS POÉTICAS"

Trova do Dia: 

Estações da minha vida...
Imagem própria de outono,
sou folha descolorida,
perdida neste abandono...
(Jeanette De Cnop/PR)

******************

Trova Potiguar:

Juras de amor, ao luar,
são plenas, doces, sutis...
Espero ainda encontrar
aquelas que tanto quis.
(Ieda Lima/RN)

*******************

Uma Trova Premiada:

2008 - Bandeirantes/PR
Tema - VIDA - M/E.
A vida em sua beleza,
deu-me tantas emoções,
que, mesmo ao sentir tristeza,
há doces recordações.
(Vanda Alves/PR)

**********************

Poesia livre:

BUSCA.
– Maria Emilia Xavier/RJ –

De branco, ou prateado...
De amarelo, ou dourado...
Com sol, ou com chuva...
No calor, ou no frio...
Sem chapéu...Sem guarda chuva...
Com lenço e com documento...
Rindo de mim...
Sorrindo para o mundo...
Chorando pelo mundo e por mim...
Vou pela estrada,
em busca daquilo que falta me faz...

***********************

Uma Trova de Ademar:

O amor que nos faz feliz
não se mede as dimensões;
é tal qual uma raiz...
Cresce em todas direções.
(Ademar Macedo/RN)

************************

...E Suas Trovas Ficaram:

Termina a noite estrelada...
E por estranha magia,
vejo as mãos da madrugada
abrindo as portas do dia...
(Abigail Rizinni/RJ)

*************************

Estrofe do Dia:

Se você quiser mudar
o mundo que lhe rodeia,
não precisa cara feia
e nem precisa arengar.
basta você aceitar
que você não é perfeito.
E que só existe um jeito,
É simples, mas é profundo:
“-Só tem mudança no mundo,
quando se muda o sujeito.”
(José Acaci/RN)

*************************

Soneto do Dia:

DIVAGAÇÕES.
– José Fabiano/MG –

A intuição, quantas vezes não me toma
E não me afirma que eu teria sido,
Em outras vidas, fâmulo ou valido
Do poder e ambição, que o amor não doma!

Diz que servi os césares em Roma,
E por mim o Papado foi querido;
Estive no Terror talvez perdido
E pertenci às hostes de Mafoma....

Será verdade? Como saberei?
Em tais revelações não acharei
A razão de meus dias conturbados?

Talvez... Mas, nesta dor a que resisto,
Não quero ouvir senão a voz do Cristo:
“Vinde a mim todos vós que estais cansados...”

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Neste sábado a banda Exagono regressa ao "Pau de Pita Bar". Sagres - Portugal

Pau de Pita

Musica ao vivo hoje na "Pizzaria Guloso". Raposeira - Vila do Bispo


IMPERDÍVEL!



Balões de gás espalham poesia pelo céu de São Paulo - Brasil

O sarau da Cooperifa reúne cerca de 500 pessoas 


todo mês de abril 

para soltar balões a gás contendo poemas. 

A iniciativa é do grupo “Sarau dos Poetas da Periferia” 


que surgiu há 11 anos no Jardim São Luis, zona sul da capital paulista. Vários poetas cometem atentados poéticos na periferia de São Paulo, e enche o céu, que um dia foi de bala perdida, com poemas que os identifica e os dignifica, cumprindo assim, uma função terapêutica, através da sublimação da dor e renovação das esperanças.

Um viva a poesia!!!

Veja a reportagem... Mas não se esqueça 


de desligar o som do Ipod do blogue!


POEMA DE "Luciana Dimarzio", POETA DE CAMPINAS - SÃO PAULO - BRASIL

(esculturas a céu aberto - Benson Garden - Colorado/USA)


RODA ABERTA


Porque nunca 

me conformei


com a mornidão 
das águas

e com a insipidez

dos temperos

que me visto de purpurina.




Porque nunca

compactuei

com mãos atadas e


mentes cerradas

que abro a roda,

estendo a mão

e abarco olhares aflitos.




Porque sempre cabe mais um.


  Luciana Dimarzio  

Luciana Dimarzio




Campinas - São Paulo

BRASIL

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Internacional do Monumentos e Sítios - "Do Património Mundial ao Património Local" em Vila do Bispo - Portugal

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado à temática “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”, a Câmara Municipal preparou um programa específico, celebrando a efeméride no próximo dia 21 de Abril, pelas 15h00, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo.


Assim “Vila do Bispo, o “Cabo do Mundo”, um lugar de encontros”, é a iniciativa agendada para comemorar aquela data que se celebra a 18 de abril. Esta iniciativa, aberta à população em geral, consta de uma palestra/tertúlia que tem como objetivo refletir sobre a temática do “Património Cultural Português no Mundo”, onde será abordado o facto histórico da partida de uma caravela, em 1455, do mítico Cabo de São Vicente com destino à costa ocidental africana, passando pela construção de toda uma área de influência no Mundo e terminando, novamente, no território local, onde atualmente vivem pessoas oriundas do Brasil e de África, por exemplo.
Na palestra/tertúlia estarão presentes os oradores Adelino Soares (Presidente da Câmara Municipal), Artur de Jesus (Licenciado em História da Câmara Municipal), Maria da Conceição Câmara - Ceicinha Câmara (ligada à Cultura Luso-Brasileira), a Dra. Dália Paulo (Diretora Regional de Cultura do Algarve), e um representante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta ação será enriquecida com a participação da comunidade escolar de Vila do Bispo, alunos da Escola do Ensino Básico do 1.º Ciclo n.º 1, de Vila do Bispo, que farão uma abordagem colorida desta temática, ligando Vila do Bispo e o Mundo.
 
 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Lançamento do livro "Poesia em Mim" de Deiwson Ferreira de Magalhães. Minas Gerais - Brasil


Deiwson Magalhães

Será lançado no dia 18 de abril de 2012, no salão Diamante do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, na Rua Diábase, 200, bairro Prado em Belo Horizonte o quatro livro do autor contagense Deiwson Magalhães, intitulado “POESIA EM MIM”.
Autor de PENSAMENTOS DE UM SONHADOR (Poesias-2000), NAS PEGADAS DO PESADELO (Romance-2003) e PRENÚNCIO DO AMADURECER (Contos e crônicas – 2006), tem participação em mais de 14 antologias resultantes de concursos de poesias os quais participou.
Este novo trabalho é uma harmonia lírica entre poesias, pensamentos e fotografias. A obra é prefaciada pelo renomado poeta mineiro e curador do Belo Poético Rogério Salgado.
Mineiro e natural de Contagem, Deiwson conserva a poesia, o romantismo em textos simples, contudo de uma riqueza sentimental igualável aos grandes escritores de nossa literatura. O jeito mineiro, as montanhas, sua gente, a cultura regional e suas experiências de vida são traduzidas nesse trabalho em 176 páginas de muita magia. Totalmente ilustrado com fotografias do arquivo pessoal do próprio autor, resumo de suas andanças por esse Brasil afora que completam essa produção de  rara beleza. Autor de outros três livros percebe-se claramente nesta obra um amadurecimento lítero-poético que nos arremete num mundo da fantasia em contraste a um cotidiano tão seco, insensível e insosso.
Deiwson Magalhães é membro da Academia Contagense de Letras, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia João Guimarães Rosa da Polícia Militar, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras do Brasil e atualmente cursa o 1º período de jornalismo na Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte. 1º sargento Policial Militar a 27 anos, trabalha atualmente no COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar, onde exerce a função de relatorista.
Os convidados e amigos poderão adquirir o livro no local onde autor procederá aos autógrafos durante um poético coquetel que será servido.

LOCAL: Salão Diamante do COPM: Rua Diábase, nº 200, Prado,
              CEP 30411-060 ––Belo Horizonte –– MG.
DATA-HORA: 18 de abril de 2012, às 19:30h.