NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica do RN faz seu primeiro concerto de 2012 no TAM de Natal/RN - Brasil



Na próxima terça-feira, 24, o Teatro Alberto Maranhão será palco do primeiro concerto oficial de 2012 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). A apresentação, com inicio às 20h e entrada gratuita, contará com as participações especiais do Coral Canto do Povo e, na regência, do renomado maestro Nelson Melin. Durante a apresentação serão orquestradas a 6ª Sinfonia de Beethoven e peças de Heitor Villa-Lobos. Já na quarta-feira, 25, às 9h, o maestro Melin fará um concerto didático para as escolas.

“A Secultrn sempre teve uma perspectiva de que a OSRN apresente o seu melhor para a população do Rio Grande do Norte. No ano passado, infelizmente, tivemos apenas três Concertos Oficiais. Este ano, atendemos às reivindicações dos músicos, tanto da Orquestra quanto do Coral Canto do Povo, mudamos a direção musical, dentre outras medidas. E agora a OSRN se apresenta com seu primeiro maestro convidado. Ganham os músicos com a evidência de seu talento, ganha a população norte-rio-grandense. E que venham muitos concertos de agora em diante”, disse a secretária Isaura Rosado.

A apresentação se dividirá em dois momentos, começando com a apresentação de três peças pelo Coral Canto do Povo, regido por seu maestro Janilson Batista, cantando músicas, inclusive de Luiz Gonzaga; e, num segundo momento a OSRN se apresentará com a regência de Nelson Melin. Durante o espetáculo o público se deleitará com a apresentação da 6ª Sinfonia de Beethoven e , num encaixe perfeito de tema, com peças do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A peça de Ludwig van Beethoven é também conhecida como “Sinfonia Pastoral”, se divide em cinco andamentos e descreve a sensação experimentada em ambientes rurais, sendo uma das obras mais conhecida mundialmente do compositor alemão. Já Villa-Lobos é conhecido mundialmente como um revolucionário, responsável pelo rompimento da música acadêmica no Brasil e a descoberta de uma linguagem musical peculiarmente brasileira. Sua genialidade foi expressa em peças influenciadas por suas viagens ao interior do Brasil, que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

O maestro convidado Nelson Melin é conhecido nacionalmente pela sua qualidade musical e por ter trabalhado com grandes nomes da música brasileira, entre eles Bibi Ferreira, a quem ele acompanha desde 1983, sendo diretor musical, maestro e pianista de suas peças, entre elas as famosas “Bibi canta e conta Piaf” e “Bibi vive Amália”, nas quais regeu as Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Durante sua passagem por Natal, o maestro regerá, na terça-feira, o retorno da OSRN em 2012 e, na quarta-feira, também no TAM, fará um concerto didático para as escolas, onde passará para os alunos um pouco da sua bagagem musical e apresentará o fascinante mundo da música clássica aos iniciantes, tendo ele já ganho o Prêmio Mambembe por composições de peças teatrais infantis.

Para mais informações entrar em contato com o diretor musical da OSRN, Luis Antônio de Paiva – 84 9112-3512.

Sugestão de entrevistas com o maestro Nelson Melin e músicos da OSRN:
Dia 23 – segunda-feira, a partir das 14h na sala de ensaios no Teatro Alberto Maranhão.

Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 / 8137 2047
siga-nos no twitter: @secultrn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!