NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Abril a Ler na Biblioteca Municipal de Vila do Bispo


Pelo terceiro ano consecutivo, os serviços da Biblioteca Municipal promovem o projeto cultural de promoção do livro e da leitura, designado “Abril a Ler”.


Neste âmbito, de 4 a 23 de abril serão dinamizadas várias atividades dedicadas ao livro e à leitura direcionadas para o público infanto-juvenil e para a população em geral do município.
Assim, de 4 a 18 decorrerá a Feira do Livro no Centro Cultural de Vila do Bispo, onde todos os interessados a poderão visitar de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00.
No dia 5, a Biblioteca Municipal recebeu, pelas 21h00, Pedro Seromenho para a sessão de promoção do livro e da leitura “Um Escritor para Pais e Filhos”. Depois, no dia 11, realizar-se-ão várias sessões com o contador de histórias Sandro Junqueira, que tem como destinatários as turmas dos Jardins de Infância do Concelho.
Já o 3º Encontro de Poesia Popular e Fado Amador e o Lançamento do livro “Recordações da Poesia e Prosa” da autoria de Manuel Rafael está agendado para o dia 15, pelas 14h00, no Auditório do Centro Cultural.
A iniciativa “Um Escritor na Escola” com apresentação de livros e sessões de autógrafos com o escritor João Manuel Ribeiro decorrerá nos dias 16 e 17 e tem como público alvo as turmas do 1º e 2º Ciclos do Concelho.
Para o dia 19, pelas 15h00, está previsto o lançamento do livro “Poemas Tardios” da autoria de Manuel da Várzea, na Biblioteca Municipal de Vila do Bispo.
Por último, no dia 23 ocorrerá o evento “Um Escritor na Escola” para as turmas de 3º Ciclo do Ensino Básico, onde se procederá à apresentação do livro “Amanhecer na Rotunda” com o escritor José Manuel Sequeira Gonçalves.
À semelhança das edições anteriores, este projeto visa assinalar as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor que se comemoram a 2 e 23 de abril, respetivamente. Recorde-se que o Dia Internacional do Livro Infantil tem como objetivo suscitar o gosto pela leitura e chamar a atenção para os livros escritos para crianças. O gosto pela leitura deve cultivar-se desde a mais tenra idade e as crianças que gostam de livros adquirem e desenvolvem, mais cedo, criatividade, autoconfiança, respeito pelos outros e compreensão, ou seja, um conjunto de bases essenciais para o seu crescimento.
Trata-se de mais uma iniciativa organizada pela Biblioteca Municipal em articulação com o Plano Nacional de Leitura e as Escolas do Concelho, através da Biblioteca Escolar do Agrupamento da EB 2,3 (ao abrigo do SABE – Serviço de Apoio da Biblioteca Municipal às Bibliotecas Escolares do Concelho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!