NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SAGRES - Famoso pedaço de terra! Terra Sagrada!

Vila do Bispo tem cinco freguesias (municípios): Barão de São Miguel, Budens, Raposeira, Vila do Bispo e SAGRES. É um local destinado àqueles que querem conhecer algo de verdadeiro da Região Algarve.
Aldeias por onde o tempo parece não ter passado, que oferece ao visitante um número de atrativos, muitos deles verdadeiramente surpreendentes.
E HOJE VAMOS VIAJAR ATÉ "S A G R E S".
Está cadeira convida-te a apreciar o nascer e pôr-do-sol em Sagres

Casa de artesanato

Porto da Baleeira, paisagem fabulosa!

Fortaleza de Sagres, espaço obrigatório de reflexão!

Turistas a apreciarem a grandeza do Mar Atlântico

Navio Escola "Sagres"

Sagres está destacado pelo círculo vermelho

Porto da Baleeira

A Vila de Sagres localiza-se mais a sudoeste da Europa. De origem anterior ao domínio romano, ganhou notoriedade e um lugar indelével na História a partir do momento em que foi fundada, cerca de 1443, pelo Infante D. Henrique(O Navegador), que construiu uma fortaleza para enviar os seus marinheiros na missão de explorar os mares desconhecidos, na época dos descobrimentos., sobretudo da Costa Africana até ao golfo da Guiné. A maioria dos visitantes vão a está zona só para dizer que lá esteve! Se existe uma referância portuguesa que em todos os recantos é associada sem grandes dificuldades ao Algarve, essa referência é SAGRES e todo o simbolismo que o promontório "sacro" encerra para a história do homem. Pensa-se que seu nome provém da designação "Promontorium Sacro", nome dado pelos romanos, ao atribuírem o seu clima particular às vontades divinas. É o ponto mais Oeste da Europa e está sujeito as forças do Oceano Atlântico. O Infante D. Henrique, os Descobrimentos, as caravelas, há toda uma série de analogias que se fazem quando se evoca a magnificência de Sagres. De resto, a imponência do lugar desde sempre mexeu com o ser humano, e não raros são os relatos de uma atração mística que trazia a Sagres gentes de longínquas paragens, fosse por motivos religiosos, fosse até por razões esotéricas. Até hoje ninguém fica indiferente à amplitude de horizontes, à esmagadora força que se percebe emanar do local, a uma mistura de sentimentos e sensações que a brisa marítima e a bruma matinal fazem por esforçar. A fortaleza é a principal atração turística, oferecendo uma ótima vista sobre o mar. Eis uma experiência magnífica! Um supremo ritual!
Um passeio por Sagres, proporcionada ao nosso imaginário, tudo faz esquecer!

Todas as vezes que visito Sagres fico encantada! Faz-me recordar os Descobrimentos e toda a rica História deste país que estou amando cada vez mais. Faz-me sentir orgulhosa ser descendente de um país de gente aventureira e tão talentosa!

Terra de reis, marinheiros e poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!